Inscrição estão abertas até 4 de abril na plataforma do SOM

Foto: BR 135

O Conecta Música, etapa formativa do Festival BR135, vai selecionar 10 bandas maranhenses para receber mentoria de carreiras e gravar um single com produtores profissionais e reconhecidos nacionalmente. A produção contemplará ainda com registro em vídeo da equipe dos cineastas Tássia Duhr e Lucas Sá e ensaio fotográfico de Laila Razzo.

As inscrições ficam abertas até o dia 4 de abril na plataforma S.O.M. O Sistema Operacional da Música é uma das redes integradas à Midia NINJA, conectando artistas e produtores articulando e movimentando a cena numa plataforma democrática e sustentável.

Três curadores convidados, todos com larga experiência em produção musical e realizadores de grandes projetos nacionais na área da música, farão a escolha das bandas maranhenses: Marcelo Damaso (Festival Serasgum/PA), representando a Amazônia legal; Ana Morena, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes e representante do Nordeste com o Festival do Sol/RN); e Marta Crioula (Festival Satélite de Brasília), especialista na curadoria de sons periféricos.

Os produtos serão divulgados até o final de maio pelas redes sociais do festival e nas plataformas digitais de música e audiovisual.

Esta é a terceira edição do Conecta Música no formato de aceleração de carreira de artistas locais. Nos anos anteriores, o projeto contemplou, dentre outros selecionados, Afrôs, Butantan, Hugo Gugs, Regiane Araujo, The Caldo de Cana e Pantera Bl4ck.

O Conecta Música é uma realização do Festival BR135, iniciativa da dupla Criolina, Alê Muniz e Luciana Simões, que integra o Fórum Amazônia Legal, voltado à valorização de artistas, produtores e eventos da região.

“O BR135 2022 terá eventos desenvolvidos de maio a dezembro e a primeira ação é o Conecta Música. O DNA do projeto é colocar os artistas locais no mapa da nossa música, isso está em primeiro plano, para que o Brasil possa conhecer os artistas da cena local”, afirma Alê Muniz.

“Este ano, a novidade do Conecta é a mentoria de carreira, que orientará as bandas a lidar com o mercado fonográfico por meio de aulas online. Vamos formar uma turma com representantes desses grupos para que eles conheçam a realidade desse mercado. O foco é ajudar a acelerar carreiras”, completa Luciana Simões.

Capacitação e valorização da música maranhense

Além do pacote de aceleração de carreira aos contemplados, o Conecta Música 2022 terá lives abertas com artistas e produtores nacionais, para ampliar o debate sobre temas como gestão de carreiras, panoramas da música brasileira, conteúdos online, shows e bookers, assessoria de imprensa, políticas públicas, gênero, censura, cultura popular, negritude, feminismo, rentabilidade e monetização, distribuição e direitos autorais, futuro e tecnologia, saúde e solidariedade, música e saúde mental, dentre outros.