Com o retorno desses festejos às ruas das cidades de todo o estado, o projeto agora lança um chamado para registros que tragam o movimento, as cores e as expressões das tradições mineiras

Cortejo na 181º edição Festa de Agosto em Montes Claros. Foto: Indi Gouveia / Minas NINJA

O Festeja Tradição Mineira é um projeto que prevê o reconhecimento e a importância das vivências, dos saberes, das expressões e das tradições culturais das mais diversas regiões de Minas Gerais e empenha esforços em preservar esses bens como verdadeiros patrimônio cultural valendo-se de novas tecnologias e formatos para promover essa valorização.

Pensando no resgate da memória e na celebração de datas importantes para a história do estado, foi realizada em 2020 a primeira edição do Festeja Tradição Mineira: uma exposição virtual e projetada por cidades do estado e do país, composta por obras de artistas mineiros que registram o sentimento, os costumes e a ancestralidade das festas e manifestações culturais do estado.

Projeção em São Paulo dos trabalhos selecionados em 2020. Foto: Mídia NINJA

Agora, em 2022, essas manifestações socioculturais retornam às ruas e junto delas, o Festeja Tradição Mineira volta com novas ações presenciais, através de exposições, debates, oficinas e coberturas colaborativas, com o propósito de dar continuidade a esse projeto de resgate e visibilidade da nossa memória e das expressões ancestrais geradoras da identidade cultural mineira.

De início, foi realizada na abertura do Festival Nacional de Cinema em Ribeirão das Neves uma apresentação e roda de conversa sobre o Festeja, junto de duas coberturas colaborativas em Viçosa, no Festival Troca de Saberes e Montes Claros, nas Festas de Agosto, tendo a previsão de novas ações e coberturas em São Sebastião do Oeste, Belo Horizonte, Araguari, Itabira, João Monlevade, Divinópolis e Passos.

Cobertura colaborativa

Com o retorno desses festejos às ruas das cidades de todo o estado, o projeto agora lança um chamado para coberturas colaborativas o que tragam o movimento, as cores e as expressões das tradições mineiras.

Para participar, basta publicar fotos e/ou vídeos no Instagram com a hashtag #FestejaTradiçãoMineira, não esquecendo de descrever o festejo retratado, junto da data e local onde ele aconteceu ou está acontecendo. As publicações com a tag poderão então ser identificadas e compartilhadas pelo Minas NINJA, numa grande cobertura de festas e tradições de todas as Gerais.