Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA

Por Mauro Utida / Mídia NINJA

As homenagens a Yemanjá acontecem o ano todo, mas se intensificam a partir de janeiro. O ápice é no dia 02 de fevereiro, na praia do Rio Vermelho, em Salvador (BA). Os pescadores dessa orla são muito solicitados para levar as oferendas ao mar com seus barcos e lanchas motorizadas, serviço que começou a aquecer a partir dessa quinta-feira, dia 30.

A expectativa é que no dia 02 de fevereiro a festa movimente cerca de 700 mil pessoas pela praia do Rio Vermelho.

A Casa de Yemanjá, na ponta esquerda da praia do Rio Vermelho, é o local onde os pescadores se organizam e a maioria dos presentes é depositado. No dia 02 de fevereiro, às 16h30, acontece o ato principal, onde todos os mimos a essa Orixá são levados para o mar por um barco e acompanhados por diversas outras embarcações menores.

Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA

Assim como a maioria dos cerca de 300 pescadores da praia do Rio Vermelho, Adilton Freitas, 51 anos, é devoto de Yemanjá. “A gente tem que confiar porque ela é a nossa proteção”. Ele participa desta festa desde menino, época em que as embarcações eram em canoas e jangadas, apenas.

Nesta época do ano, os pescadores da praia do Rio Vermelho são muito solicitados para conduzir as oferendas dos devotos a Yemanjá ao alto mar. O serviço tem o preço que varia entre R$ 10 a 20 por pessoa.

O pescador Adilton Freitas participa da festa desde criança. Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA

Flores de diversas cores costumam colorir o mar azul, que ganha diversos tons quando o sol se põe ao fundo da praia. Edmilson Antonio da Silva, 60 anos, vende flores pelas ruas de Salvador há cerca de 30 anos. Ele trabalha nas festas da cidade e na comemoração de Yemanjá ele vende suas rosas pela orla da praia do Rio Vermelho. Segundo ele, as rosas brancas e amarelas são as preferidas dos devotos que querem presenteá-la.

Edmilson Antonio da Silva vende flores pelas ruas de Salvador há cerca de 30 anos. Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA.

Turistas de diversos estados e países vêm a Salvador nesse dia para prestar sua homenagem à rainha do mar. A advogada paulistana, Laís Lopes, 42 anos, está em Salvador a trabalho e aproveitou para homenagear Yemanjá, antes de voltar a São Paulo. “Senti um chamado energético para estar aqui nesse dia, nesse cantinho”, disse.

Durante o pôr do sol desta quinta-feira, dia 30, ela presenteou Yemanjá com rosas na beira da praia do Rio Vermelho. “Ela simboliza uma força da natureza muito grande, que é a força das águas, especialmente do mar. Isso simbolizada por uma mulher, as mulheres são feitas de águas envoltas dentro de si e que são fundamentais para a fluidez da vida, pois elas geram vidas”.

“Senti um chamado energético para estar aqui nesse dia, nesse cantinho”, Laís Lopes. Foto: Mauro Utida / Mídia NINJA

Foto: Mauro Utida

Foto: Mauro Utida