Por Felipe Altenfelder / Mídia NINJA

Já faz quase 10 anos do dia em que “Caetano Veloso saiu de casa para ir em uma reunião aberta da Mídia NINJA”. O episódio não ficou tão conhecido como a estacionada do carro no Leblon, mas o que era um erro de data se transformou em uma inesperada visita na primeira base NINJA no Rio de Janeiro. O encontro gerou a clássica imagem “Caetano Black Block” e deu início a uma das parcerias mais marcantes do ativismo brasileiro.

A foto “feat” foi uma espécie de single que anunciava muitas colaborações que ainda estavam por vir. A batalha pela regulamentação do ECAD, o show no Ocupa MINC, os grandes atos pelas Diretas Já durante o mandato de Temer, as apresentações em apoio ao surgimento da chapa dos sonhos de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, entre outros clássicos da luta brasileira se juntaram em uma espécie de Movimento Álbum: o Coletivo 342.

Mas isso é história para outro episódio. Hoje é o dia de celebrar o nascimento do clipe da música “Deus Cuida de Mim”, de Kleber Lucas com a colaboração de Caetano Veloso, que foi dirigido coletivamente pela Mídia NINJA. Como vocês já perceberam, a resenha faz parte de uma longa história, então vamos a uma tentativa de remixar alguns melhores momentos.

No segundo turno da eleição, os dados e pesquisas apontavam para a necessidade de se dialogar com o público indeciso, ajudando a mobilizar o sentimento de participação no pleito. A arte e a emoção já haviam sido validadas como elementos poderosos nessa disputa. Nos primeiros dias após a vitória do primeiro turno, foi preciso superar uma nuvem que se formou sobre o campo progressista e nublou o campo de visão com algumas projeções negativistas, análises rasas e críticas vindas da própria esquerda sobre a viralização do L que bombou com força nos últimos dias antes de 30 de outubro.

Naquele momento, fizemos um respiro criativo trazendo novos entendimentos para o fluxo de trabalho da campanha que canalizou no trabalho coletivo que sinergizou articulação, curadoria, estrutura, música, vídeo e fé.

Foto: Mídia NINJA

Mesmo tendo acompanhado de perto, é difícil se recordar do momento exato quando acabou a gravação de “Vamos lá Votar” e Caetano e Kléber começaram a cantar “Deus Cuida de Mim”. Foi daqueles momentos em que todas as pessoas que estavam no estúdio assumiram suas funções e a mágica foi acontecendo.

Os registros de áudio e vídeo foram feitos praticamente juntos. Não era sobre o orçamento ou estrutura, era sobre estar ali mais uma vez sendo a onda, como podemos dizer hoje, sem pretensão, que Caetano e Mídia NINJA vêm sendo há quase uma década.

Num diálogo sincero de um dos maiores mestres da música brasileira, Caetano diz que não é mais ateu e adentra no mundo gospel num novo tempo de esperança para mandar uma mensagem divina para os mais de 60 milhões de brasileiros dessa religião.

“Deus está solto” era o grito que Caetano dava nos palcos da Tropicália, e agora, mais do que nunca a voz de Deus ecoa com esse novo lançamento.

Felipe Altenfelder é um dos fundadores e repórter ao vivo da Mídia NINJA.