Produções ficam restritas à categoria de ‘Melhor Animação’ e não recebem outras indicações

Foto: Divulgação

Por Victor Meira para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Não é desta edição do Oscar que a discussão em torno de animações é calorosa. Antes da criação da categoria de Melhor Animação, em 2002, poucos filmes haviam sido premiados. Alguns reconhecimentos especiais foram feitos para Branca de Neve e Os Sete Anões em 1938, Uma Cilada Para Roger Rabbit em 1989 e Toy Story em 1996. Mas a Academia deu um primeiro passo concreto de reconhecimento em 1991, quando A Bela e a Fera foi indicado a Melhor Filme.

Muito se especulava que Shrek poderia repetir o feito da concorrente Disney no Oscar de 2002, mas naquela edição, ficou restrito à categoria estreante de Melhor Animação. Desde então, são poucos os casos que a premiação reconhece longas-metragens animados em outras categorias.

Não só falta reconhecimento, como em 2019 surgiu uma polêmica quando 3 atrizes que interpretaram papéis de princesas da Disney em live action, anunciaram a categoria de Melhor Animação. Fizeram um discurso dando a entender que o prêmio reconhece ‘filmes para criança’. Tal declaração recebeu críticas de jornalistas e trabalhadores da indústria da animação.

A discussão volta à tona na temporada de premiações deste ano com Pinóquio de Guillermo Del Toro saindo como grande favorito ao Oscar. Durante seu discurso no Critics Choice Awards, o diretor mexicano falou que demorou 15 anos para tirar o filme do papel. “Quero dizer que animação é o veículo perfeito para abordar grandes temas do universo e de quem somos. A animação não é um gênero para crianças. É um meio para abordar filmes. Com paciência, vamos ser entendidos.”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Netflix Queue (@netflixqueue)

Em uma entrevista para a BBC, Del Toro reforçou seu posicionamento de que filmes animados devem estar junto de outras categorias: “Pouco a pouco essa batalha deve ser vencida porque a animação nos deu algumas das imagens mais permanentes da história dos filmes e merece estar na conversa com todas as outras partes do cinema.”

Ao reparar os cinco indicados à Melhor Animação deste ano no Oscar, nenhum dos longas aparecem em outras categorias. Pinóquio de Guillermo Del Toro entrou na shortlist, uma espécie de pré-indicação, de Melhor Canção Original pela música Ciao Papa, mas não ficou entre os cinco finalistas.

Del Toro deve levar o Oscar de Melhor Animação, de acordo com outras premiações consideradas termômetros. Resta saber se seu discurso de vitória vai servir de crítica para a Academia pela falta de reconhecimento dos longas-animados.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023