As “Fadas” chegam no Rio de Janeiro com duas equipes para competir neste sábado, 27.

Foto: Reprodução Fadas Handebol

Por Laura Abreu para a NINJA Esporte Clube

Com a volta dos campeonatos presenciais após um hiato de mais de dois anos devido à pandemia da Covid-19, o primeiro time de handebol LGBT de São Paulo tem o seu retorno às quadras marcado para o próximo sábado, 27, em grande estilo: no 1º Rio Pride Cup.

As “Fadas” aterrissam na cidade maravilhosa com 20 atletas em duas equipes mistas competidoras: time A e time B. O campeonato será disputado pelos times: LendáRios e Alligaytors, do Rio de Janeiro, Bharbixas, de Belo Horizonte, e Fadas Handebol, representando o estado de São Paulo.

Donos do 1º lugar do Kpionship 2019 e do 3º lugar em sua primeira participação na Queer Cup, o time paulista agora vai em busca de mais um título em um cenário dos Jogos Olímpicos de 2016: a Arena Carioca 3.

A expectativa é que os treinos semanais e o potencial da equipe se traduzam nos resultados. O time vem se preparando para o campeonato com a técnica Camila Oliveira, atleta do Aciseg/Corinthians/Guarulhos, após uma pausa com os treinos devido à pandemia da Covid-19.

“Tivemos uma pausa com os treinos, primeiro para entender o que estava acontecendo com o mundo, segundo para nos adaptar e pensar em uma nova forma de treinos. Assim iniciamos uma adaptação com o time, para atender todos os requisitos para retornar às atividades, acredito que a internet nos ajudou na divulgação e na interação do time, e com isso tivemos muitas caras novas na volta as quadras”, contou a técnica.

E para garantir a melhor performance com segurança, todos da equipe estão vacinados com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 em conformidade com os protocolos sanitários do evento.

Muito além do que apenas mais um campeonato, o sentimento que irá marcar o Rio Pride Cup é um só: o esporte é para todes!

“Estamos muito animados para esse campeonato, porque além do objetivo esportivo, competições LGBTs têm um clima amistoso que visa fortalecer a sensação de pertencimento por meio de uma atividade em comum e que muitas vezes foi dificultada durante a vida do atleta por conta da Lgbtfobia no esporte”, destaca Lucas Paioli, responsável pela gestão do time.

Rio Pride Cup: o primeiro campeonato esportivo com equipes LGBTQIA+

A cidade maravilhosa será palco do 1º Rio Pride Cup, campeonato disputado exclusivamente por equipes LGBTQIA+. Organizado pelo time de handebol Lendários Esporte Clube, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB), esta primeira edição será de Handebol. Contudo, outros planos já estão traçados para o evento, que deve incorporar outras modalidades a partir do ano que vem.

Em entrevista ao jornal O Dia, Carlos Tufvesson, coordenador executivo da Diversidade Sexual do município, comentou sobre o caráter social, além do esportivo, do evento. “O esporte é, por natureza, um espaço de promoção da saúde e da inclusão social, mas precisa ser também um local de acolhimento. Essas equipes não só ajudam a criar um ambiente seguro e inclusivo para pessoas LGBTI+, como também atuam com projetos sociais que beneficiam toda a sociedade. O Rio é uma cidade diversa, que cuida do bem-estar de seus cidadãos. Essa é a mensagem que queremos passar”.