“Aftersun”, de Charlotte Wells, é o grande vencedor do Prêmio do Júri; confira todos os premiados desta edição

“Exu e o Universo”, de Thiago Zanato. Foto: Divulgação / Mostra SP

Por Sérgio Madruga

Após duas semanas de uma programação repleta de atividades celebrativas à sétima arte, a 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, realizou sua cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios, na noite da última quarta-feira (2). A premiação aconteceu na Cinemateca Brasileira, que fechou a Mostra com a exibição do novo e elogiado filme do italiano Luca Guadagnino, “Até os Ossos” – premiado e ovacionado no Festival de Veneza.

Apesar do júri principal premiar os longas internacionais, produções brasileiras também se destacaram nesta edição. O importante documentário “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato, conquistou o Prêmio do Público de Melhor Documentário. O filme propõe uma desmistificação de Exu, entidade que ainda sofre bastante preconceito, sendo muitas vezes associada ao mal. O documentário também conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio.

Outra produção reconhecida pelo público foi “O Mestre da Fumaça”, de André Sigwalt e Augusto Soares, saindo consagrado como o Melhor Filme de Ficção Brasileiro. Descrito como “um filme de kung fu chapado”, o longa mistura artes marciais, ancestralidade e cannabis.

Na disputa principal do Prêmio do Júri, o grande vencedor foi o primeiro longa-metragem da escocesa Charlotte Wells, “Aftersun”, levando o cobiçado Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme. O filme, que também foi exibido e bastante elogiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Festival de Toronto, apresenta uma trama cheia de drama familiar.

“Aftersun”, de Charlotte Wells. Foto: Divulgação / Mostra SP

O júri também distribuiu três Menções Honrosas: para o filme de animação “Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo”, de Pierre Földes; à atriz Zelda Samson, estrela do filme “Dalva”, de Emmanuelle Nicot; e ao ator Ali Junejo, protagonista de “Joyland”, filme de Saim Sadiq.

Ainda sobre os filmes escolhidos pelo público, estão a animação “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, que recebeu o prêmio de Melhor Filme de Ficção Internacional, e o filme “Marcha Sobre Roma”, de Mark Cousins, consagrado pelos espectadores como o Melhor Documentário Internacional.

“Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, dirigido por Roberto de Oliveira e com roteiro de Nelson Motta, venceu o Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro. O documentário musical revela os bastidores da gravação que mudaria suas vidas e se tornaria uma obra emblemática da música brasileira. A obra internacional reconhecida pela crítica foi “Noite Exterior – Parte 1”, de Marco Bellocchio, filme de história e política, que também se destacou no Festival de Cannes.

Denunciando a exploração ilegal e predatória na Amazônia, “À Margem do Ouro”, documentário de Sandro Kakabadze, levou o Prêmio da ABRACCINE de Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante.

Entre os prêmios especiais, o diretor Jorge Bodanzky foi consagrado com o Prêmio Humanidade. Nesta edição da Mostra, o cineasta apresentou o documentário “Amazônia, a Nova Minamata?”, sobre a resistência do povo indígena Munduruku. Destinado ao fomento de filmes que ainda estão em desenvolvimento e finalização, o Prêmio Paradiso foi entregue ao longa “Walala”, de Perseu Azul, do Mato Grosso (MT).

Programação extra

A partir desta quinta-feira (3), o CineSesc realiza a repescagem da 46ª Mostra SP, com novas sessões de alguns filmes que fizeram parte da programação deste ano. Ao todo, serão 23 títulos exibidos, confira a lista:

Quinta-feira, 3/11

14h – “O Massacre da Salsinha”, de José Maria Cabral
16h – “Índia”, de Telmo Churro
18h30 – “Até Amanhã”, de Ali Asgari
20h30 – “Pacifiction”, de Albert Serra

Sexta-feira, 4/11

14h – “As Planícies”, de David Easteal
17h30 – “Restos do Vento”, de Tiago Guedes
20h10 – “As Oitos Montanhas”, de Felix Van Groeningen, Charlotte Vandermeersch

Sábado, 5/11

14h – “Você não Vai Chorar?”, de Alireza Motamedi
16h – “A Mãe e a Puta”, de Jean Eustache
20h10 – “All The Beauty and the Bloodshed”, de Laura Poitras

Domingo, 6/11

14h – “Noite Exterior – Parte 1”, de Marco Bellocchio
17h15 – “Noite Exterior – Parte 2”, de Marco Bellocchio
20h30 – “A Noiva”, de Sérgio Tréfaut

Segunda-feira, 7/11

14h – “Dalva”, de Emmanuelle Nicot
16h – “O Excesso Nos Salvará”, de Morgane Dziurla-Petit
18h10 – “Até Sexta, Robinson”, de Mitra Farahani
20h20 – “Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo”, de Pierre Földes

Terça-feira, 8/11

14h – “Mutzenbacher”, de Ruth Beckermann
16h10 – “Meus Pequenos Amores”, de Jean Eustache
18h50 – “Marcha Sobre Roma”, de Mark Cousins
21h – “Los Reyes del Mundo”, de Laura Mora

Quarta-feira, 9/11

14h – “Nayola”, de José Miguel Ribeiro
16h – “Joyland”, de Saim Sadiq
18h40 – “All the Beauty and the Bloodshed”, de Laura Poitras
21h10 – “Aftersun”, de Charlotte Wells

Os ingressos estarão disponíveis para compra na bilheteria do CineSesc no dia da sessão de cada filme. Credenciados só poderão retirar os ingressos na bilheteria do próprio cinema.