Foto: Câmara dos Vereadores de Porto Alegre

O ex-vereador Valter Nagelstein foi condenado a dois anos de reclusão pelo crime de racismo cometido contra os vereadores da Bancada Negra de Porto Alegre.

O caso aconteceu logo após o processo eleitoral de 2020 que elegeu Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Daiana Santos (PCdoB). Em um áudio enviado em grupo de Whatsapp e amplamente compartilhado nas redes sociais, o ex-vereador e então candidato à Prefeitura de Porto Alegre disse que lamentava a eleição de “cinco vereadores do PSOL, muitos deles jovens, negros” e o “eco àquele discurso que o PSOL foi incutindo na cabeça das pessoas”. Ele criticou ainda os vereadores por não ter sem nenhuma tradição política, experiência, trabalho e qualificação formal.

Para o vereador Matheus Gomes, “a condenação é uma vitória da luta contra o racismo, pois Valter Nagelstein proferiu palavras que incentivaram a desqualificação de pessoas negras, elemento que está na raiz da violência racial”.

“Ele integra o que sempre foi considerada a elite de Porto Alegre, ou seja, a mensagem que fica é que nem mesmo um homem com poder poderá manifestar ofensas racistas e ficar impune”

Matheus afirma que é um fato histórico a primeira condenação de um político por crime de racismo no Rio Grande do Sul. “Espero que sirva para que, a partir de agora, negras e negros denunciem todo e qualquer ato racista. Que a decisão seja cumprida e Valter seja preso!”