Foto: Divulgação

A cantora Jotta A, de 24 anos, ex-artista gospel que ficou conhecida desde criança por suas belas cantorias no programa de Raul Gil, escreveu um texto inspirador nesta segunda-feira (11), revelando sua transexualidade. Jotta inicia a publicação afirmando que começou o processo de retificação do nome de registro.

“O processo é um pouco demorado, devido aos detalhes e protocolos. E na minha condição que nasci em Guajará-mirim – Rondônia, fica ainda mais difícil (na perspectiva de quem mora no sudeste do país)”, explicou.

Afirmou que manterá o nome Jotta, que já está atrelada à sua história. “Também acredito que seria difícil readaptar meus sobrinhos pequenos a deixarem de me chamar de Tia Jotta”. O segundo nome, Jotta compartilhará em breve, reforçando que simbolizará a sutileza com que se sente e se vê.

No final de sua declaração, Jotta agradece os amigos que se dispuseram a ajudá-la. “Recomeçar não é fácil, mas estou feliz por estar vivendo todo esse processo. Feliz em ter tantas pessoas que me apoiam e acreditam em mim nessa nova etapa”.

“Eu cantei louvores te ouvindo com você sendo um menino e sabendo que sua sexualidade e identidade ainda estava por vir”, escreveu a ativista trans Leandrinha DuArt. “Hoje vou cantar te ouvindo novamente comemorando sua liberdade como mulher”.

Jotta já havia passado por um momento de intensos ataques LGBTfóbicos que vieram especialmente de pessoas religiosas. A carreira de Jotta começou no mundo gospel, onde conquistou uma série de fãs de diversas idades. Quando encabeçou para o mundo pop e sua sexualidade veio à tona, precisou encarar uma forte onda de preconceitos.

Já fez parceria com Aretuza Lovi no single e clipe “Pessoa Certa” e, antes disso, indicada ao Grammy Latino por “Melhor álbum de música cristã em língua portuguesa” (2014).