Fim de semana foi marcado por mortes e atentados em Buffalo e California

Foto: BIGDAWG

Foram registrados 2 tiroteios em massa com mortes nos Estados Unidos nas últimas 48 horas. O primeiro registro aconteceu em um supermercado em Buffalo, no estado de Nova York, onde um homem de 18 anos abriu fogo e assassinou 10 pessoas, em sua maioria negras, no último sábado, dia 14 de maio.

As investigações concluíram que o ataque de Buffalo teve motivação racista e foi minuciosamente planejada. O autor do massacre, Payton Gendron, publicou em suas redes sociais um manifesto de 180 páginas detalhando sua pretensão e deixando clara sua inspiração em outros supremacistas brancos que cometeram atentados anteriores.

Payton estava fortemente armado, possuía uma câmera acoplada em seu capacete e chegou a transmitir parte da ação. Ele foi preso depois de deixar 10 pessoas mortas.

Foto: AFP/Mario Tama/Getty Images

Menos de 24 horas do massacre de Buffalo, outro atentado aconteceu na Califórnia quando um homem entrou atirando em uma igreja em Laguna Woods. Uma pessoa morreu e 5 ficaram feridas, 4 em estado grave.

Ainda não se sabe a motivação do tiroteio da Califórnia, todas as vítimas assim como o atirador, são de origem twaianesa e participavam de uma refeição coletiva após culto matinal. O atirador foi imobilizado por membros da comunidade da própria igreja antes da polícia chegar. O suspeito foi preso e a polícia ainda investiga a motivação do crime.

Lembrando que os tiroteios em massa se tornaram bastante comuns nos Estados Unidos e mesmo após diversos massacres, a luta pela regulamentação das armas de fogo ainda não conseguiu vencer a influência da indústria armamentista no país.

Com informações da AFP – Agência de notícias francesa