Alunos do Etec Polivalente de Americana, no interior de São Paulo, fizeram ato em protesto contra LGBTfobia nesta sexta-feira (11)

Foto: Pablo Ruan

Os alunos do 2º ano do ensino médio da Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente de Americana denunciaram o professor Roberto Torezan, 67, à direção por suposto discurso homofóbico em sala de aula. Um dos estudantes também enviou à NINJA a denúncia que foi encaminhou ao Ministério Público de São Paulo, solicitando um posicionamento diante do caso. A denúncia foi feita por Pablo Ruan, estudante e integrante da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Nova Odessa (SP).

Os estudantes da instituição haviam publicado um áudio de mais de oito minutos em que o professor de matemática teria exposto opiniões pessoais sobre homossexuais, a quem se refere como “coluna do meio”, além de ter se manifestado contrário ao casamento homoafetivo.

Em sala de aula, em resposta sobre a possibilidade de casais homossexuais terem filhos, o docente teria dito que, se esse tipo de união “se tornasse moda”, no futuro não existiriam crianças para serem adotadas. Ainda na gravação, Torezan compara barriga de aluguel à prostituição e afirma que o curso de graduação em história é o que tem mais alunos da “pá virada”.

“Nós dos movimentos estudantis queremos justiça pelos direitos estudantis e liberdade de todos os estudantes. Nenhuma forma de preconceito e descriminação é liberdade de expressão, além de crime, é uma violação ao direito alheio à vida, à liberdade, à segurança, que são direitos fundamentais”, diz a denúncia. “Sala de aula não é lugar de professor impor ódio e preconceito”.

Estudantes da Etec protestam contra LGBTfobia de professor de Americana (SP)