Foto: Rui Bastos/Ibama/Divulgação

No Sul de Roraima, em área protegida pelo Projeto Quelônios da Amazônia (PQA), foi descoberto um grupo de filhotes de tartaruga-da-amazônia – espécie já ameaçada de extinção – muito especial. Em um mesmo ninho havia 17 tartarugas brancas. Ainda que haja semelhança, elas não são albinas. Pois no caso das albinas, a falta de pigmentação atinge também os olhos.

O coordenador do projeto do Ibama, Rui Bastos contou ao G1-RR que o fato também é inédito. “Já encontramos alguns filhotes com essas anomalias em anos anteriores, em ninhos diferentes. O que faz essa ocorrência mais excepcional, é o fato de nascerem em um único ninho e com uma quantidade nunca registrada no nosso projeto”, afirma Bastos.

Foto: Divulgação/Ibama/Projeto Quelônios da Amazônia

Para proteger a espécie de tartarugas ameaçada de extinção, o PQA fiscaliza ninhos em 32 km de extensão de areia no baixo Rio Branco, onde há 17 tabuleiros de desova, que são as praias onde nascem os filhotes.

No fim do mês elas serão soltas junto a mais de 35 mil filhotes da mesma espécie. “Temos que soltá-las com o número máximo de filhotes para que elas tenham uma possibilidade maior de se livrar dos predadores”. Além disso, a região do baixo Rio Branco é alvo de traficantes de tartarugas. Por esse mesmo motivo as ações de fiscalização contam com apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental.

Foto: Rui Bastos/Ibama/Divulgação