Foto: reprodução FIFA

Texto de Raisa Capro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Pela primeira vez na história, a Espanha avança para uma semi-final de Copa do Mundo Feminina, após vencer a Holanda por 2×1 na prorrogação.

Espanha e Holanda entraram em campo para disputar uma vaga para ficar mais perto de sua primeira estrela. Aos 10 minutos, a Espanha teve uma grande oportunidade de marcar, mas a bola bateu duas vezes na trave e não entrou. Elas colocaram pressão desde do início da partida, criando várias oportunidades. A La Roja chegou a marcar um gol aos 37 minutos, que foi anulado pelo VAR por impedimento.

Do outro lado as holandesas apostaram no contra-ataque e souberam suportar os ataques, garantindo o 0 x 0 no primeiro tempo.

Na segunda parte do jogo, a Espanha voltou pressionando as holandesas, que reagiram e passaram a ter boas oportunidades pelo lado direito com a Beerensteyn.

Em uma falha da defesa, van der Gragt coloca a mão na bola e as espanholas ganham um pênalti, convertido por Mariona Caldentey. Depois disso, a Holanda saiu pro jogo, e chegou a ter um pênalti marcado a seu favor, que foi anulado em seguida. Van der Gragt fez um gol aos 47 do segundo tempo e colocou todo mundo na mesma página e encaminhou o jogo para a prorrogação.

Com uma partida dramática e recheada de emoção, a Holanda perdeu mais de uma chance de gol com Beerensteyn. E a Espanha fez um belo gol com a Salma Paralluelo na segunda metade prorrogação, garantindo a vitória por 2 x 1.

Agora, a La Roja chega a uma semi-final pela primeira vez e aguarda sua adversária.