Foto: Maria Zezé / MTST

Após quase uma década de luta por moradia digna, moradoras e moradores de assentamento do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Nova Planaltina/DF, recebem acesso a energia elétrica. A ocupação inicial aconteceu em 2010, e após disputas e diálogo com o governo do estado, em 2014 ficou acordado o pagamento de auxílio aluguel até a construção de moradias no terreno, tendo saída pacífica das famílias mediante o auxílio.

 

Foto: Maria Zezé / MTST

Em 2015, o Movimento realizou 5 ocupações simultâneas para que a gestão providenciasse as obras do empreendimento, entre outras pautas. Governo garantiu no período que o projeto seria julgado em edital e que cronograma de obras seria divulgado.

Em 2018, o governo atrasou o pagamento do auxílio por 3 meses, o que trouxe grande dificuldade para as trabalhadoras e trabalhadores, que já aguardavam a moradia há anos, e ocuparam a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. Novamente, o povo foi à luta e conseguiram após ocupar a Sedest – Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social que a questão fosse encaminhada corretamente.

No mesmo ano as primeiras casas foram entregues, com mais uma vitória do MTST após anos de luta por direitos do povo. A Constituição Federal garante o direito a moradia digna, o que inclui acesso a água e energia elétrica, finalmente conquistado no Assentamento Nova Planaltina pelas moradoras e moradores.

 

Foto: Maria Zezé / MTST