As oitavas de final, que terminaram na terça, foram marcadas pela queda de equipes consideradas favoritas 

Foto: Reprodução FIFA

Por Grace Ketly Barbosa da Silva Lima

Várias seleções favoritas ainda estão na disputa pela glória de segurar o troféu, mas, como a imprevisível fase de grupos mostrou, uma “zebra”pode acontecer este ano. As atuais campeãs número 1 do ranking, os EUA, não estão mais no torneio, e o mesmo vale para as campeãs olímpicas e 7º lugar no ranking  FIFA, o Canadá. 

Oito seleções chegam às quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA™: são cinco seleções europeias, uma da Ásia, uma da América do Sul e a anfitriã Austrália. Quais times conseguirão sair vitoriosos para avançar à próxima etapa? Quais jogadoras serão as heroínas do momento? Uma coisa é fato: passados os confrontos das oitavas de final, é certo que esta Copa do Mundo, definitivamente, terá um novo vencedor.

Lista de Países Classificados para as Quartas de Final

Foto: FIFA Divulgação

  • Espanha 
  • Japão 
  • Holanda
  • Suécia
  • Inglaterra 
  • Austrália 
  • Colômbia 
  • França
Calendário Das Quartas de Final

Com a chave das oitavas pré-determinada pela Fifa antes do torneio, já sabemos o caminho de cada equipe até a final. Os dois primeiros vencedores das quartas de final se enfrentarão em uma semifinal, enquanto os outros dois vencedores dos confrontos se encontrarão na segunda semi.

Holanda x Espanha

Horário: 22h – horário de Brasília
Quando: 
Quinta – 10 De Agosto

Local: Wellington Regional Stadium, Wellington

A Espanha começou o torneio com duas vitórias dominantes, na fase de grupos, batendo Costa Rica por 3 a 0 e Zâmbia por 5 a 0. Mesmo com a surpreendente derrota por 4 a 0, para o Japão, Las Rojas garantiram sua vaga nas quartas de final com uma vitória maiúscula,  por 5 a 1, sobre a Suíça. Já a  Holanda teve um início de campanha mais discreto, com uma vitória por 1 a 0 sobre Portugal e um empate por 1 a 1 com os EUA. As portas foram abertas com o 7 a 0 sobre o Vietnã e carimbaram sua vaga nas oitavas de final com uma vitória por 2 a 0 sobre a África do Sul.

Foto: FIFA Women’s World Cup/Twitter

Japão x Suécia 

Horário:  04h30 – horário de Brasília
Quando: 
Sexta – 11 De Agosto

Local: Eden Park, Auckland

Das seleções classificadas, Japão é a única que, anteriormente, já conquistou uma Copa do Mundo Feminina, o que lhes dá uma ligeira vantagem na partida. A Suécia, no entanto, eliminou o time Japonês, na mesma etapa, nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, acabando com o  sonho de uma medalha olímpica em casa.  

Foto: Kaoru Watanabe / JMPA

Austrália x França

Horário: 04h – horário de Brasília
Quando: 
Sábado – 12 De Agosto

Local: Brisbane Stadium, Brisbane

Após jogos confiantes contra Canadá e Dinamarca, a derrota da Austrália, por 3 a 2, para a Nigéria, parece, agora, uma lembrança distante. As anfitriãs ainda não iniciaram nenhum jogo com a atacante do Chelsea, Sam Kerr, após sua lesão, mas esse pode ser o combustível que faltava para as Matildas.  A França não teve problemas para marcar gols neste torneio. Até agora, fez doze gols em quatro jogos, o que mostra que a Austrália precisará de uma defesa consistente se quiser superar Les Bleues.

Foto: L’equipe – Capa do l’equipe sobre vitória Francesa sobre o Marrocos

Inglaterra x Colômbia

Horário: 07h30 – horário de Brasília
Quando: 
Sábado – 12 De Agosto

Local: Stadium Australia, Sydney

Com a seleção norte-americana a caminho de casa, a Inglaterra é, agora, uma das favoritas a sagrar-se campeã do torneio. Mas, se quiser avançar para a próxima fase, ela ainda tem um obstáculo a ser ultrapassado: a Colômbia, que é a equipe menos bem classificada na competição. A campanha das Leoas começou instável, com duas vitórias pouco convincentes sobre Dinamarca e Haiti, mas a goleada por 6 a 1 sobre a China trouxe um pouco de tranquilidade. Para a Colômbia, nem tudo está perdido. Depois de um jogo mediano contra a Nigéria, que terminou em 0 a 0, a vaga Inglesa veio, somente, após a disputa por pênaltis. A seleção colombiana vai para este confronto sem nada a perder e, sem dúvida, disposta a fazer tudo o que puder para continuar sua campanha histórica.

Foto: Brenton EDWARDS / AFP

Fontes: Globo, ESPN e Terra

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube