Foto: Univaja

A Embaixada do Brasil no Reino Unido pediu desculpas à família do jornalista britânico Dom Phillips, nesta terça-feira (14), pelo grave erro na informação sobre corpos encontrados no Vale do Javari que poderiam ser dele e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. Quando a informação foi dada à família, a esposa do jornalista, Alessandra Sampaio, repassou à imprensa, gerando uma ampla comoção nas redes.

Indígenas da Univaja – União dos Povos Indígenas do Vale do Javari e Polícia Federal, no entanto, haviam negado a informação da Embaixada. Diversas organizações, incluindo a Articulação Dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), pediram que a sociedade continuasse a pressão para que Bruno e Dom fossem encontrados.

Conforme noticiado em blog de Andreia Sadi, no G1, o embaixador Fred Arruda confirmou o envio do pedido de desculpas. “Estamos profundamente sentidos que a Embaixada tenha passado uma informação à família ontem que não se provou correta”, diz trecho da mensagem.

O jornal The Guardian chegou a noticiar que os corpos haviam sido encontrados amarrados a uma árvore, conforme a informação repassada por um representante da embaixada ao cunhado e à irmã de Phillips no Reino Unido. Em meio a especulações, o jornalista André Trigueiro apurou que a embaixada estava realmente em contato com a família e eles reforçaram, durante a manhã de segunda-feira, que haviam sido informados que corpos estavam passando por uma perícia.

Buscas continuam

Em nota publicada nesta noite, a Univaja  informou que que a Equipe de Vigilância da UNIVAJA (EVU), composta por 23 indígenas, dos povos Matsés, Marubo, Kanamari e Matis mantém ativas as buscas por Bruno e Dom. “Nada relevante foi encontrado no dia de hoje”, afirmou a entidade que também informou sobre a ampliação da equipe que agora conta com outros indígenas do Vale do Javari para poder estender a área de busca e promover maior efetividade dos trabalhos.

Novo suspeito de envolvimento no desaparecimento de Dom e Bruno é preso em Atalaia do Norte

Desaparecimento de indigenista brasileiro e jornalista inglês expõem décadas de violência na Amazônia

Univaja desmente Bolsonaro sobre terem sido encontradas vísceras humanas