Ministra dos Povos Indígenas lidera comitiva ao Estado e reúne-se com integrantes da comunidade Guarani-Kaiowá

Foto: Ministério dos Povos Indígenas

No último sábado (18), uma comitiva liderada pelo Ministério dos Povos Indígenas esteve em Mato Grosso do Sul para debater medidas de proteção aos territórios indígenas que ficam no estado.

Após visitar o povo Guarani-Kaiowá, no território Laranjeira Nhanderu, em Rio Brilhante, a ministra Sonia Guajajara reuniu-se, em Campo Grande, com o governador do estado, Eduardo Riedel, para discutir soluções aos conflitos fundiários entre fazendeiros e povos indígenas.

A solução que está sendo construída pelos Governos Federal e Estadual passa pela aquisição de terras tituladas. O Ministério do Planejamento e Orçamento já sinalizou a intenção de destinar recursos financeiros para este fim. Segundo o governador Riedel, a questão da demarcação de terras é cara para o Estado, para as comunidades indígenas e para os produtores, mas, com a parceria e apoio do Governo Federal, a solução se torna possível.

“Estamos dispostos a retomar o diálogo para que a gente possa avançar na demarcação de terras indígenas no Brasil e em Mato Grosso do Sul e, para isso, é importante estabelecer esse diálogo com o Governo do Estado e com a instância representativa dos produtores para encontrar uma alternativa comum. O Governo Federal traz o compromisso de firmar esse pacto aqui no Estado para solucionar essa questão de insegurança jurídica e de vulnerabilidade em que se encontram os povos indígenas hoje. Tivemos uma tarde de conversas muito produtiva”, declarou a ministra Sonia Guajajara.

A deputada federal Camila Jara (PT) acredita que a agenda ministerial contribua para acelerar a demarcação dos territórios.

A luta pela demarcação de terras indígenas é um dos principais temas da causa indígena no estado. Por isso foi tão importante receber a Sônia e a deputada Célia Xakriabá e garantir a segurança desses povos, disse a deputada Camila Jara.

Estavam presentes representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, Planejamento e Orçamento, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Secretaria-Geral da Presidência da República, Funai, Câmara dos Deputados, Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Assistência Social e Direitos Humanos, Segurança Pública, Semagro e Setescc, além de lideranças indígenas.