Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Fran Felix e Samuel Seiffert

Neste domingo, Argentina e França se enfrentaram no Estádio Lusail em busca do título mundial. De um lado a “scaloneta” de Messi e Di Maria. De outro lado a França, de Mbappé, a atual campeã. Ambas em busca da terceira conquista.

O primeiro tempo foi de domínio completo das ações do jogo da equipe argentina, que não deu a menor chance de finalização para o time francês. Aos 20 minutos, Di Maria foi derrubado na área por Dembelé. Messi cobrou a penalidade, colocando a bola do lado esquerdo do goleiro Lloris e abrindo o placar. Aos 36 minutos, em contra-ataque fulminante, Mac Allister encontra Di Maria livre pela esquerda, que toca na saída de Lloris e amplia o placar.

O segundo tempo começou com a mesma tônica do primeiro, com os argentinos pressionando. Deschamps se viu obrigado a fazer alterações e partir para o tudo ou nada. A atual campeã reacendeu como uma tocha. Aos 77 minutos, Otamendi derrubou Muani na área. Mbappé cobrou a penalidade e descontou para os franceses. Dois minutos depois, em erro de Messi na origem, a França empatou, com um golaço de Mbappé, levando o jogo para a prorrogação.

O primeiro tempo da prorrogação foi truncado, com poucas chances criadas. No segundo tempo, aos 3 minutos, em jogada pela direita,Lautaro Martinez chutou na cara de Lloris e no rebote, Messi empurrou para o fundo das redes, marcando seu sétimo gol na competição. Aos 11 minutos, Montiel coloca a mão na bola dentro da área. Mbappé cobrou a penalidade e marcou também seu oitavo gol na Copa, empatando a partida e levando a decisão aos pênaltis.

Nas penalidades, os argentinos brilharam, convertendo as quatro penalidades, enquanto os franceses perderam duas. Montiel foi o responsável pela última cobrança e carimbou o tricampeonato argentino. Os “hermanos” voltam a conquistar a Copa do Mundo depois de 36 anos e quebram hegemonia europeia.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube