Balanço revela que 756 perfis em diversas redes sociais foram retirados do ar nos últimos 10 dias. Eles continham ameaças contra escolas ou estudantes

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Nesta terça-feira (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, divulgou um balanço que revela que 756 perfis em diversas redes sociais foram retirados do ar nos últimos 10 dias por incitar ou encorajar ataques violentos em escolas, como os recentemente ocorridos. 225 pessoas foram presas ou apreendidas.

Desses perfis, 100 foram solicitados para preservação do conteúdo, a fim de contribuir com investigações em andamento.

Para Dino, os dados mostram que há uma rede organizada para apologia a violência nas escolas. Segundo ele, houve redução na média de denúncias nos últimos 2 dias. O pico na média foi de 1.700 por dia, e agora caiu para 170 relatos por dia, em média.

“Temos algumas datas a percorrer e é importante que esse trabalho continue e que haja a intensificação da mobilização com os comitês estaduais de segurança nas escolas”, afirmou o ministro.

Também nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ministros, governadores e líderes dos poderes legislativo e judiciário no Palácio do Planalto, com o objetivo de criar um “Conselho da Federação” para lidar com questões nacionais, incluindo essa problemática.

Para o presidente, o problema dos ataques em escolas não será resolvido “aumentando o tamanho do muro” ou com detector de metais.

Flávio Dino citou ainda outros números das investigações dos últimos 10 dias, após ataques em uma creche de Blumenau (SC) e em uma escola estadual de São Paulo:

  • 225 pessoas presas ou apreendidas;
  • 694 adolescentes e adultos intimados a prestar depoimento em delegacias/
  • 155 buscas e apreensões;
  • 1.595 boletins de ocorrência registrados;
  • 1.224 casos em investigação – o que não significa 1.224 possíveis ataques, já que o número também inclui
  • pessoas que estimularam ou divulgaram material criminoso ligado ao tema.
  • Ao todo, nesses 10 dias, o Ministério da Justiça informou ter recebido 7.473 denúncias pelo canal oficial criado para concentrar essas investigações.

Foto: Transmissão da reunião de Lula com governadores/Youtube

Governo anuncia R$ 3,1 bi em combate a ataques a escolas e foco na internet

O governo Lula também anunciou o investimento de R$ 3,1 bi para o combate a ataques a escolas e terá foco principal na internet para rastrear e tentar reprimir planejadores e incentivadores. A medida foi anunciada hoje.

Leia mais:

O papel da mídia na propagação da violência e a urgência de um debate sobre o tema

Supremacismo masculino, fascismo e o ataques a escolas

Dez ataques a escolas no Brasil em nove meses disparam alerta: fortalecer cultura de paz é urgente

Quantos professores precisarão morrer para que o ciclo de violências seja interrompido?