Foto: Juan Diaz

Professora, a deputada federal Perpétua Almeida nasceu no seringal Cruzeiro do Vale, que hoje é o município de Porto Walter, no Acre. Com uma trajetória de conquistas na militância política, Perpétua chegou a ser a única acreana entre a lista dos mais influentes no Congresso Nacional em sua atuação como deputada federal. Hoje, ela disputa seu quarto mandato na Câmara dos Deputados em Brasília.

Filha de seringueiro e caçula entre 15 irmãos, Perpétua Almeida foi presidente do sindicato dos Bancários no Estado do Acre e também presidente do PCdoB estadual. Seus mandatos, desde que foi vereadora em Rio Branco, tiveram como principal pauta a defesa da Amazônia e em especial quem vive nela, como os pequenos produtores rurais, os ribeirinhos e os povos indígenas.

Como vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Perpétua foi um dos nomes mais ativos na resistência contra o governo federal e atuação do legislativo no combate aos desmandos de Bolsonaro. Em sua campanha, ela tem destacado o perdão da dívida do Fies como conquista para os estudantes brasileiros no momento de pandemia, além da aprovação do piso salarial da Enfermagem e dos agentes comunitários de saúde.

Como deputada, Perpétua tem destinado recursos que colaboram para as políticas de defesa da Amazônia, em especial dos acreanos. “Mais de 40 comunidades rurais e ribeirinhas já receberam internet gratuita através de recursos do nosso mandato”, disse. Ela cita ainda a construção de maternidades, apoio à produção agrícola e ribeirinha, ferramentas e transporte para comunidade rural.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/perpetua_acre
▪️ Facebook – facebook.com/perpetuaalmeida.acre
▪️ Twitter – twitter.com/perpetua_acre

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher