Por Pétala Félix | Copa FemiNINJA

Na capital pernambucana, noite de segunda-feira 10 de junho de 2019, durante uma já histórica Copa do mundo de Futebol Feminino, mulheres entusiastas e amantes do esporte, se reuniram para comemorar e prestigiar o lançamento do livro digital “Elas e o Futebol”. Organizado por três das 17 autoras: Larissa Brainer, jornalista e diretora de comunicação da ONG LoveFutbol, a jornalista e Professora da UFPE Cecília Almeida e pela jornalista e professora da UFPE Soraya Barreto. O livro que na sua estruturação faz uma analogia com um time, reúne 11 artigos escritos por mulheres (pesquisadoras, jornalistas e torcedoras) e se divide em duas partes: “Defesa” que traz artigos científicos sobre o tema e “Ataque” que aborda através de entrevistas e depoimentos de diversas de mulheres que experienciam de alguma maneira, o esporte. “O livro tem o intuito de colaborar com os estudos sobre o futebol feminino, que ainda é muito pouco abordado. Ele traz uma visão mais sociológica e antropológica dos esportes” explica Soraya Barreto.

Inegavelmente, o futebol feminino vive um momento único. Apesar de discutida timidamente, a modalidade nunca tinha sido vista e falada pela mídia em geral como está sendo hoje, e cada pequeno espaço pouco a pouco conquistado é recebido pela comunidade feminina com muita alegria. Foi nesse clima de entusiasmo e descontração que aconteceram os debates durante o evento. Alíi estavam algumas das coautoras, com seus familiares e amigos, conversando sobre temas que iam desde machismo até o consumo de jogos pelo público feminino. Para Larissa Brainer o livro demostra “o quanto mulheres envolvidas engajadas com o futebol, podem se articular em torno de um objetivo”. “Nunca se falou de futebol feminino com se fala hoje, e nós queríamos muito contribuir com este momento através do livro, para dar mais visibilidade a figura da mulher dentro deste universo”, afirma Cecília.

“Nunca se falou de futebol feminino com se fala hoje, e nós queríamos muito contribuir com este momento através do livro, para dar mais visibilidade a figura da mulher dentro deste universo”, afirma Cecília Almeida. Iniciativa como estas são de grande importância para o desenvolvimento e o estudo do tema. O futebol feminino até pouco tempo atrás era alvo de muito preconceito e de pouca aceitação e hoje ainda é visto sob a ótica machista. Desconstruir este lugar, dar visibilidade e respeito às jogadoras, construir um ambientes saudáveis e seguros para as torcedoras, gerar lucro e representatividade para as futuras gerações, são alguns dos desafios que o futebol feminino aos poucos tem superado.

O livro digital “Elas e o Futebol” foi editado pela Xeroca! e tem distribuição gratuita através da licensa “Creative Commons”. O Download pode ser feito no site da editora. http://www.editoraxeroca.com.br/