A construção do estádio Cidade da Educação foi responsável pela conexão entre o esporte e o conhecimento, deixando seu legado para além do futebol

Foto: Alex Sergeev

Por Luiza Diniz

Não foi dessa vez que o Catar deixou sua marca no futebol mundial, já que apesar do esforço, a seleção catari foi eliminada ainda na fase de grupos. Porém, sediar a Copa do Mundo trouxe à luz um dos maiores legados que o país árabe poderia deixar para a comunidade: a educação. Um projeto iniciado há quase 20 anos, em parceria com a Fundação Catar, se tornou o símbolo da inovação do país-sede.

A Education City ou “Cidade da Educação” é um complexo educacional voltado para formação de profissionais que possam futuramente colaborar com o desenvolvimento do Oriente Médio. O espaço conta com mais de 13 escolas entre ensino médio e graduação, centros de pesquisas, áreas de entretenimento como campos de golfe e quadras de basquete, além de contar com parcerias de universidades norte-americanas. A área, conhecida internacionalmente como “oásis do deserto”, possui um sistema próprio de transporte devido seu tamanho e o grande fluxo de pessoas, cerca de 10 mil alunos e 5 mil funcionários.

Conexão futebol

Com os olhares do mundo voltados para o Catar, o governo optou por construir um estádio dentro deste ambiente, chamando a atenção para essa iniciativa. O estádio Cidade da Educação, inaugurado em junho de 2020, tem capacidade para 40 mil pessoas e foi palco de oito partidas dentro do torneio. Com sua arquitetura moderna, porém com traços tradicionais islâmicos, o local ficou conhecido como a “jóia do deserto” devido seu brilho durante a noite com a incidência das luzes da capital , lembrando um diamante.

Após o término da competição, o estádio seguirá de pé, porém com sua capacidade reduzida pela metade. No dia 9 de dezembro, o Education City Stadium foi o anfitrião da partida das quartas de final entre Brasil e Croácia, onde a seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis, encerrando sua participação na disputa pelo título. Junto à equipe canarinha, o estádio também se despediu da Copa do Mundo 2022, sendo este o último jogo realizado na arena.

O poder do conhecimento

A Fundação Catar é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1995 pelo Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani, pai do atual emir do Catar, e pela Sheikha Bint Nasser, com o objetivo de promover inovação e desenvolvimento comunitário através da educação. Desde sua inauguração, diversas iniciativas foram criadas para potencializar o poder do conhecimento no país arabe, como a criação de centros de pesquisas no campo da ciência e da tecnologia, inauguração da Biblioteca Nacional do Catar que abriga mais de um milhão de livros, criação da Renad Academy voltada para o acompanhamento de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista, dentre outros programas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Qatar Foundation (@qatarfoundation)

De acordo com informações do site da Qatar Foundation, os projetos iniciados em parceria com a Copa do Mundo 2022, não serão finalizados junto com o evento. O legado continuará através de ações como o Futebol para Escolas em parceria com a UNESCO, que utiliza o futebol como ferramenta para educar os jovens, de projetos voltados para acessibilidade, além da continuação do trabalho feito na “Cidade da Educação”, que é o carro chefe da Fundação Catar.

Para fazer um tour virtual por Education City e saber mais informações, acesse o site da Qatar Foundation:
https://www.qf.org.qa/

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube