O estudante de odontologia Matheus Antunes Silva, de 26 anos, foi vítima de injúria racial em uma postagem nos stories de Instagram feito por jovens do Gama, do Distrito Federal, e publicados no domingo (24). No vídeo, uma das autoras reclama de alguma conduta de Matheus e afirma: “É preto e ainda fica tirando os outros de tempo”. E outra amiga complementa: “Não passa um desodorante”.

Ao jornal Metrópoles, Matheus conta que, em um campeonato de futevôlei, ele não falou com as meninas e por isso foi atacado nas redes. Ele disse que só as conhecia de vista. “Já conversei algumas vezes, encontrei em algumas festas, mas nada de amizade”, explicou.

O vídeo teve acesso restrito pela ferramenta “Close Friends” do Instagram, ou seja, somente a usuários selecionados. Ainda assim, o vídeo foi vazado na web e Matheus só viu depois que as imagens já estavam circulando.

Ele afirma que não se sente bem com a humilhação. “Minha mãe sempre me preparou para quando acontecesse isso, que eu precisava ser forte. Mas não vou dizer que estou bem, porque não estou”, lamentou o jovem, ainda conforme o jornal Metrópoles.

O caso ainda não foi levado à polícia mas está sendo tratado com advogado. “Esse evento totalmente desprovido de boa-fé deixou o Matheus muito abalado” disse o defensor Elias Soares da Costa. “Vamos processar essas pessoas que cometeram esse crime”, finaliza Elias.

As garotas envolvidas no caso foram procuradas mas o perfil da autora do vídeo não aparece mais nas redes sociais.