Emergências Amazônia lança sua segunda etapa com debates e encontros sobre design, ativismo e narrativas visuais sobre clima e justiça climática

Imagem: Cris Vector

Começa nesta sexta-feira (23), o Emergências Amazônia, projeto internacional da Mídia NINJA com foco no combate à crise climática e em defesa do território amazônico. Nesta segunda edição do encontro, o foco nas será discussões estéticas, reunindo comunicadores e designers entre convidados nacionais e internacionais. A ação é uma parceria com o 342 Amazônia e a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Designers, artistas visuais, jornalistas, artistas, especialistas, pesquisadores e performers se reunirão para debater a arte como instrumento de luta e influência política, social e ambiental. A programação é 100% online e contará com um debate internacional com designers reconhecidos mundialmente. As inscrições ficam abertas até hoje e podem ser feitas no site emergenciasamazonia.org.

O evento começará às 18h30, com mesa de abertura “A Política Sempre tem uma Dimensão Estética”. A política é disputada de várias formas diferentes e, na proposta do “Emergências Amazônia: Design Ativista”, a mesa de abertura trará este viés artístico. Como a arte pode ser uma ferramenta de mudar o mundo? Confira os/as confirmados/as para a mesa:

Priscila Barbosa – Artista visual, muralista e ilustradora paulistana, que propõe com sua arte percepções críticas sobre padrões estéticos e comportamentais vigentes como estratégia de enfrentamento e questionamento das relações de poder.

Zaika dos Santos – cantora, compositora, arte-educadora, artista visual, pesquisadora afrofuturista.

Carol Anchieta – Jornalista afrofuturista e mestranda em design estratégico.

Mediação: Ivana Bentes – Pró-reitora de extensão da UFRJ, pesquisadora de cultura e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

As outras mesas trazem nomes como a estrategista Lina Torres, além de participação do jornalista Vinicius Dônola, e a reflexão sobre o livro O Pequeno Carbono, além de ativistas e artistas que participaram da campanha presidencial indígena na Guatemala Elijo Dignidad. A programação completa pode ser conferida no site do Emergências Amazônia