Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Duda Salabert, candidata a senadora do último ano, agora está oficialmente filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Professora, defensora dos animais e mulher trans, a cerimônia de posse ocorreu nesta segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Na ocasião, foi realizada aula pública sobre a onda de ódio que tem intoxicado a política nacional e internacional “Como resistir em tempos de ódio?”, com a presença de Ciro Gomes (PDT).

“Neste contexto de ódio que nós vivemos, por mais que esteja aqui fazendo esta fala, não há nada mais revolucionário que o amor e o afeto, e esse partido se mostra revolucionário. Eu agradeço de coração”, disse Duda, durante a cerimônia.

Duda foi a terceira mulher mais votada da história de Minas Gerais. Professora de literatura em Belo Horizonte, é casada há 7 anos com a ativista Raísa Novaes com quem teve sua primeira filha. A conquista de sua licença-maternidade foi uma vitória do movimento trans. Pelo PSOL, Duda foi a primeira pessoas transexual a se candidatar a um cargo no Senado, conquistando mais de 350 mil votos.

“Eu sou professora de literatura, e para nós na literatura, há um conceito fundamental que é o conceito de carnavalização, ela é uma inversão total da lógica da sociedade, e o melhor exemplo de carnavalização é o carnaval, os pobres que sempre estavam na margem vão para os centros, e os ricos que sempre estiveram no centro vão para as margens. O carnaval inverte a lógica”, disse Duda em fala de encerramento. “O que está acontecendo aqui hoje é uma carnavalização da realidade, por que nós somos travestis e transexuais, nos dão as margens, as esquinas. Eu sei que vou a sair e minhas companheiras vão estar nas esquinas da Afonso Pena, mas é possível mudar e essa mudança se dá no projeto de sociedade que nós vamos construir”.

Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA

Foto: Nadia Nicolau / Mídia NINJA