Drew era jovem e saudável. As causas precisam ser esclarecidas e possíveis negligências e erros médicos precisam ser investigados

Drew, Escurinatti, ou Cássio Jr. Foto: Reprodução

O hip hop 034 está de luto. Perdemos um dos ícones da cena local: nosso mano Drew (ou Escurinatti, ou Cássio Jr, seu nome de batismo). Uma pessoa do bem, com uma alegria contagiante que iluminava todos os espaços em que estava. Um verdadeiro diplomata das ruas, mantinha boas relações e despertava admiração nos mais distintos grupos, nichos, culturas ou classes sociais.

As circunstâncias ainda são nebulosas

Drew procurou cuidados médicos na noite de ontem (dia 30 de agosto, por volta das 22h), com queixa de dor de garganta, vômitos, febre, odinogagia, cefaléia e dores no corpo. Recebeu alta com diagnóstico de nasofaringite aguda (resfriado comum), com orientações para medicação e demais cuidados a serem realizados em casa.

Na manhã de hoje (31 de agosto, próximo das 7h) retornou à unidade de saúde com sintomas agravados, dores no corpo, falta de ar severa, manchas na pele, extremidades frias, dispneia, baixíssima saturação de O2. Demandava cuidados médicos urgentes (a saturação de O2 em 71% demandaria, no mínimo, oxigenação imediata), mas sua classificação de risco laranja protelou os cuidados que poderiam preservar sua vida. O longo período de espera (cerca de 1h30) fez o quadro progredir e Drew não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Há a hipótese de um choque anafilático.

Drew era jovem e saudável. As causas de sua morte precisam ser esclarecidas e possíveis negligências e erros médicos precisam ser investigados. Há ainda que se apurar possível caso de racismo institucional (pois, segundo testemunhas, a primeira pergunta da equipe de saúde foi sobre qual droga ele supostamente teria usado.). Ademais, houve demora excessiva na liberação do prontuário médico (que precisou de intervenção policial para acontecer) e desumanização do paciente, dos familiares e amigos, que sequer contaram com uma conduta adequada para a comunicação do óbito.

Nada restabelecerá a vida de Drew. Mas sua memória precisa ser honrada e a justiça precisa ser feita. Que todos os detalhes sejam esclarecidos. Mobilizemos os nossos!!!

Por Roberto Carmargo