Foto: Divulgação / Miss Germany

A modelo e ativista recifense Domitila Barros foi eleita Miss Alemanha 2022, no Europa-Park Arena, em Rust. A premiação ocorreu no último sábado (19).

A primeira mulher negra, brasileira e imigrante a levar o prêmio na história da disputa, nasceu em Linha do Tiro, bairro na periferia da Zona Norte do Recife. No Brasil, apenas 3 mulheres negras foram escolhidas Miss Brasil em quase 70 anos de concurso de beleza.

A modelo decidiu se inscrever no Miss Germany depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e cor e que o foco seriam os valores das concorrentes. Isso foi possível por conta de uma mudança no concurso que decidiu se afastar dos estereótipos de objetificação da mulher desde o ano passado.

Ainda na infância, Domitila foi convidada para representar o Brasil num encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na virada do milênio, nos Estados Unidos. Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm), que atende 60 crianças da periferia.

Em 2021, a pernambucana foi destacada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha numa campanha publicitária por seu ativismo socioambiental, junto com nomes como o da médica Özlem Türeci, cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável pela vacina da Pfizer contra a Covid-19.