O filme de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr foi lançado no dia 4 de agosto nos cinemas e agora poderá ser assistido por três dias gratuitamente no canal do YouTube da Mídia NINJA

Da esquerda para a direita, os espetáculos “Caranguejo Overdrive”, “A Mulher Monstro” e “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”. Fotos: Dellani Lima
Uma oportunidade imperdível para quem ainda não conseguiu assistir ao importante documentário “Quem Tem Medo?”, lançado nos cinemas no dia 4 de agosto: o filme será exibido gratuitamente no YouTube da Mídia NINJA, por um período de 72 horas, a partir desta terça-feira (23), às 19h.
Com direção de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, o documentário acompanha artistas e performers que tiveram seus trabalhos censurados. Um retrato da ascensão da extrema direita no país. Gravado em 2017, a produção traz entrevistas com os artistas, registros das obras censuradas e discursos de deputados e senadores.
O filme acompanha os casos de Renata Carvalho, Wagner Schwartz, Maikon K, José Neto Barbosa, e das montagens “Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia de Teatro, e “RES PUBLICA 2023”, do coletivo A Motosserra Perfumada.
O documentário denuncia as estratégias de censura no Brasil, que deixaram de ser explícitas e foram atualizadas, através de assédio judicial, enfraquecimento dos mecanismos de controle, aparelhamento ideológico, cortes financeiros, campanhas de difamação, entre outros.
Em recente entrevista para o Filmelier, Dellani Lima contou que começou a pensar na produção por volta de 2016 e 2017: “quando comecei a acompanhar o grupo A Motosserra Perfumada. Eles tinham acabado de criar um espetáculo, iam fazer a leitura e tive a ideia de fazer o registro disso. No processo, o espetáculo foi censurado. Naquele momento, alguns outros espetáculos e eventos também tinham passado por isso e veio a ideia de fazer um registro maior, de tudo que estava acontecendo com a arte no Brasil”, contou.
Também para o portal, Henrique Zanoni falou sobre como a onda de censura e intolerância avançou ao longo desses anos, e em como o filme se mostra mais urgente hoje do que quando foi finalizado.
“O filme traz uma questão que a gente vê em várias peças, como temática mesmo, que o que esses artistas foram sofrendo nesse período foi um prenúncio com o que ia acontecer com todo mundo (…) Sentíamos isso em 2016 e 2017 entre artistas, mas agora espraiou para toda a sociedade. Se antes eles entravam em uma peça e tacavam uma pedra, hoje eles entram em uma festa e matam”, lembrou o diretor sobre o assassinato de Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu.
Confira abaixo, o player oficial da exibição de “Quem Tem Medo?”, que ficará disponível de 23 de agosto, às 19h, até 26 de agosto, também às 19h. Não perca!
Leia mais:
Combate à censura: a estreia do filme “Quem tem medo?” nos cinemas e um novo tempo que Virá