Texto: Aquiles Marchel Argolo para Mídia NINJA

.

A modelo e atriz Ludmila Cassemiro, de 21 anos, foi vítima de comentários racistas vindos da dona de um salão de beleza em Belo Horizonte, Minas Gerais. Cassemiro desabafou em uma postagem nas redes sociais sobre o acontecido.

“Fui realizar um trabalho, com todas as minhas qualificações profissionais e, ao final do dia, fui submetida a uma exposição humilhante e racista por parte da dona da loja, na qual ela alegou que o meu cabelo era ESTRAGADO e que “eu não estava na África” para usar o meu cabelo do jeito que ele é”, escreveu a modelo.

O episódio aconteceu no último dia 7 de janeiro, mas Ludmila divulgou o vídeo essa semana. Na postagem é possível ver o diálogo entre a modelo e a dona, identificada como Sônia de Fátima Marques. Enquanto uma funcionária não identificada tentava mediar o diálogo, a dona do salão indicava contrariedade com o cabelo crespo de Ludmila. Entre as frases proferidas por Sônia, ela diz que se Ludmilla fizesse escova no cabelo ‘seria uma bênção”. No vídeo também é possível ver a dona dizendo que estava pensando nos clientes

“Justificou dizendo que era cristã e que não era por ela, mas pelo que os outros iriam pensar da empresa dela se vissem uma profissional “com o cabelo como o meu lá, escreveu Cassemiro.

Não é a primeira vez que o cabelo da modelo mineira foi alvo de comentários racistas. Em outubro do ano passado, um desconhecido disse que o cabelo dela “assusta” as pessoas. Ele se afasta após ela falar: “Guarda o seu racismo para você”. O episódio também foi documentado em vídeo.

Para Cassemiro, que também é Gestora em Recursos Humanos, mudar o cabelo por causa de um trabalho seria como abrir mão da própria identidade cultural.

“Não importa meu nível de formação, não importa minha escolaridade, sempre a minha estética é colocada à frente da minha competência e estou cansada disso”, declarou Ludmila.