Foto: Estevam Avelar / TV Globo

Editado às 20h10

Vinicius Coimbra, diretor artístico da novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, foi acusado por atrizes na novela por racismo. Conforme os relatos, o diretor é responsável por repetidas falas racistas e por segregar atores negros de brancos. Em documentos da TV Globo, há inclusive a descrição de atores como “elenco branco” ou “elenco negro” e camarins separados. A informação foi publicada por Carla Bittencourt, colunista do “UOL”, nesta quinta-feira (17). A investigação corre internamente.

Conforme a publicação, o diretor teria sido afastado temporariamente da TV Globo após as acusações. O portal Terra noticiou, no entanto, que a emissora negou o afastamento. “Não procede que Vinicius Coimbra tenha sido afastado da empresa. E como você sabe, a Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética”, diz a nota enviada à redação do Terra.

Os relatos sobre racismo foram feitos pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues. O caso tem apoio de outros membros do elenco de “Nos Tempos do Imperador”. A primeira denúncia foi feita em janeiro de 2020, no início das gravações e, sem resultados, as atrizes formalizaram uma queixa no setor de compliance da TV Globo. Elas aguardam o decorrer da investigação para saber se irão denunciar formalmente a emissora à Justiça.

“Parabéns pela coragem de não deixar passar pelo medo de perder a oportunidade, segundo, pressão sim, só assim conseguimos respeito diante deste racismo estrutural, pessoal, enraizado”, escreveu a atriz Flávia Souza em postagem nas suas redes.