Dino garante que a posse de Lula vai ocorrer “em paz” e que “o combate a terroristas e arruaceiros” será intensificado

Futuro ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Divulgação/Palácio do Planalto

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino declarou que os procedimentos de segurança da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva serão reavaliados e reforçados após a tentativa de ato terrorista com um artefato explosivo em Brasília.

Em uma publicação nas redes sociais na noite deste domingo (25), Dino garantiu que a posse de Lula vai ocorrer “em paz” e que “o combate a terroristas e arruaceiros” será intensificado.

“A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu o ex-governador do Maranhão.

 

https://twitter.com/FlavioDino/status/1607134562890715137

 

Dino acompanha de perto os desdobramentos da investigação da tentativa de atentado terrorista na capital federal, embora não tenha assumido oficialmente o cargo.

O empresário do Pará, George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, teve a prisão decretada acusado de instalar uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com a investigação da Polícia Civil, o acusado admitiu ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro e pretendia causar “tumulto” para impedir a posse de Lula. Ele confessou que não agiu sozinho e a participação de outras pessoas está sob investigação.

Mais cedo, em outras publicações, Dino afirmou que os “acampamentos patriotas” viraram “incubadoras de terroristas”, e adiantou que medidas estariam sendo tomadas e serão ampliadas.

 

https://twitter.com/FlavioDino/status/1606990472089686017

 

O futuro ministro da Justiça também disse que iria propor que o Procurador-Geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público formassem grupos especiais para “combate ao terrorismo” e ao “armamentismo irresponsável”.

 

https://twitter.com/FlavioDino/status/1607027523543498752

 

A investigação sobre o dispositivo explosivo está sob a responsabilidade da Polícia Civil do DF, mas o atual ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que acionou a Polícia Federal para acompanhar as investigações e atuar “no âmbito de suas atribuições”. Único nome ligado ao bolsonarismo a comentar oficialmente o caso, Torres pediu que se aguardassem as conclusões oficiais para as devidas responsabilizações.

Desde a derrota de Bolsonaro, apoiadores do atual governo tem acampado no quartel general do Exército, em Brasília, e em outros prédios vinculados aos militares em diversas cidades do País. Sem aceitar a vitória de Lula, alguns insistem em pedir um golpe das Forças Armadas para impedir que o petista assuma o governo.

No último dia 12, um grupo organizado de extremistas incendiou veículos e ônibus em Brasília, além de depredar uma delegacia, fechar vias e tentar invadir a sede da Polícia Federal. Também houve confronto com a Polícia Militar. Até o momento ninguém foi preso.

Com informações da Agência Estado

Leia mais:

Polícia prende bolsonarista que planejou atentado próximo ao aeroporto de Brasília

STF dá 48h para que Governo do DF explique medidas aos ataques de bolsonaristas em Brasília

Ataque bolsonarista em Brasília é marcado por violência e risco à população