Investigados enfrentarão uma série de acusações, tais como furto, associação criminosa e invasão de Terra Indígena

Foto: Polícia Federal

Diamantes e madeira extraídos de maneira ilegal de terras indígenas na Amazônia foram apreendidos pela Polícia Federal (PF), durante a operação “Oraculum”. As Terras Indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã, em Rondônia, foram os alvos principais da operação, que aconteceu na última semana. Nos últimos dias, os investigadores buscam avaliar o valor das apreensões, que já chega a R$ 5 milhões.

A operação revelou uma associação criminosa que atuava de forma intensa dentro das terras indígenas. Seu modus operandi consistia na extração desenfreada de diamantes e no transporte clandestino de madeira. Para garantir o sucesso de suas atividades ilícitas, o grupo se comunicava secretamente através de rádios amadores, a fim de se precaver da presença da polícia e dos órgãos ambientais de fiscalização.

Caminhões, armas, equipamentos de extração e comunicação foram confiscados, objetivando desmantelar a infraestrutura utilizada pelos criminosos. Tal ação visou não somente cessar as atividades ilegais, mas também combater a impunidade e proteger o patrimônio ambiental das Terras Indígenas.

Os investigados enfrentarão uma série de acusações, tais como furto, associação criminosa e outros crimes. As penas atribuídas a essas infrações ultrapassam 20 anos de prisão, além das medidas de reparação ambiental necessárias para mitigar os danos causados.

Em nota, a Polícia Federal reafirmou seu compromisso inabalável em proteger as terras indígenas, garantindo a integridade do meio ambiente e promovendo a justiça perante aqueles que transgridem as leis ambientais.