“A mensagem que precisa ser transmitida é de que não deveria nunca mais se repetir, com nenhum povo, em nenhum lugar”, afirma membro do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil

Akg-images/Latinstock

Por Isabel Côrtes

Era noite em 9 de novembro de 1938, no cenário da Alemanha Nazista, quando o que parecia ser uma revolta popular tomou conta do país. Com ataques e saqueamentos a sinagogas, estabelecimentos comerciais e residências, o massacre tinha um alvo específico: os judeus. Pelas cidades da Alemanha, a cena aterrorizante se repetia, vidros estraçalhados, edifícios incendiados e ataques violentos contra diversas famílias judaicas marcaram a “Noite dos Cristais” ou “Noite dos Vidros Quebrados”, como ficou conhecida na história. 

Em seu livro “Terceiro Reich no poder”, Richard Evans descreve o ataque: “Em Esslingen, camisas-pardas vestidos de trajes civis e armados com machados e marretas invadiram o orfanato judaico entre meia-noite e uma hora da madrugada e destruíram tudo que podiam, jogando livros, símbolos religiosos e o que fosse inflamável em uma fogueira que acenderam no pátio. Um camisa-parda disse às crianças em prantos que, se não saíssem imediatamente, elas também seriam lançadas às chamas”.

Ainda que o ódio e a violência contra judeus já fizessem parte da Alemanha Nazista desde anos antes daquele dia, a Noite dos Cristais atingiu um nível de violência extrema, ainda não visto antes, e marcou uma virada na história. A partir daquela noite, todas as tentativas de disfarçar a real inteção do governo nazista não importavam mais. Deu-se início ao holocausto, com o aprisionamento em massa dos judeus e envio para os campos de concentração. Era o fim da fase de antissemitismo velado e o início da era de ódio e genocídio, agora clara para o restante do mundo, que resultou no extermínio de ⅔ da população judaica na Europa.

“Para que o holocausto fosse possível, antes houve um incremento do discurso de ódio e da violência contra os judeus – mas não só”, afirma Clarisse Goldberg, membro do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil. “Entre os mais de 20 milhões de “indesejáveis” assassinados pelos nazistas estavam judeus (6 milhões), ciganos, negros, homoafetivos, portadores de deficiência, os “comunistas” da época, mulheres independentes, etc.”

Desde então, 84 anos se passaram

Durante o holocausto, 6 milhões de judeus foram mortos, vítimas dos ideais fascistas e antissemitistas. Para se ter uma noção, estamos falando de um número que corresponde, aproximadamente, ao extermínio de toda a população da cidade do Rio de Janeiro. A queda do Nazismo e do Fascismo colocou um fim no massacre, mas a luta não acabava ali. 

84 anos separam a “Noite dos Cristais” da noite de hoje, 9 de novembro de 2022, e é justamente nessa data que ficou conhecido o Dia Internacional contra o Fascismo e Antissemitismo. Neste dia, a palavra “comemorar” não parece ser adequada diante da história. Apesar disso, a importância está em relembrar e aprender com o que aconteceu, para que não se repita. 

Em um relatório sobre o registro de eventos anti-semitistas de 2019 a 2022, o Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil (OJDHB) afirma que “foi criado após as eleições presidenciais de 2018 por judias e judeus preocupados com os sinais já presentes, especialmente em falas e ações do novo ocupante do cargo, da ascensão política no país de um projeto de extrema-direita e das possíveis consequências desses eventos”. 

Como membro do Observatório, Clarisse Goldberg comenta sobre os vestígios do fascismo nos dias atuais: “É muito preocupante que exista tanto descolamento da realidade, a partir da crença do outro como inimigo” afirma. “O uso das fake news, do medo das pessoas e ataques à educação, entre outros, para tentar manter o poder está sendo fundamental para o que estamos vivendo no país atualmente”.

A luta continua

O ditado “não se deve cometer o mesmo erro duas vezes”, na prática, parece não ter valor. Recentemente, casos de manifestações fascistas vem surgindo por diversos países do mundo, mostrando que a luta ainda continua e reforçando ainda mais a importância de uma data como o Dia Internacional contra o Fascismo e Anti-semitismo, chamando a atenção para o que está acontecendo. 

“O relatório do Observatório Judaico sobre o crescimento do antissemitismo e eventos correlatos (neonazismo e neofascismo) durante o atual governo jogou luz em dados alarmantes sobre esse crescimento até o dia 30 de junho de 2022”, afirma Clarisse. “Mas o que temos visto durante as eleições e, em especial, depois do resultado final para presidência, superou as piores projeções”.

No dia 2 de novembro, após a derrota do atual presidente Jair Bolsonaro no segunto turno das eleições, uma cena repercutiu, quando um grupo de manifestantes bolsonaristas, sob o som do hino nacional, fizeram um gesto semelhante a saudação nazista. 

“Se até as eleições, o nazismo e o holocausto apareciam diluídos no imaginário, após o segundo turno a hipótese de “desconhecimento” do que isso significou caiu por terra, com manifestações públicas de ‘prefiro hitler’, ‘se hitler fez isso com os judeus, posso fazer com nordestinos’ e outras falas criminosas e desumanas como essa. E mais que falas, vemos ações”, afirma Clarisse.

Denuncie

Diante dos registros preocupantes apontados, é ainda mais necessário que medidas sejam tomadas para frear qualquer tipo de apologia ao fascismo. É importante compreender o que foi esse regime e a maneira como ele atuava, com uma política baseada no medo, para identificá-lo nos dias atuais.

Clarisse pontua alguns casos preocupantes registrados recentemente, com “demissões de eleitores não-fascistas, perseguições a comerciantes que votaram na Frente Ampla encabeçada por Lula, agressões e assassinatos de eleitores de esquerda e negação permanente da idoneidade do processo eleitoral, com ataques às instituições e tentativa de forçar um golpe de estado”.

“Faz-se necessário estabelecer pontes de comunicação, tentar quebrar o clima de medo baseado na construção de um inimigo interno e fazer com que se construa um novo pacto civilizatório”, defende ela. “Não estamos vivendo uma disputa entre esquerda e direita, mas entre uma visão inclusiva de mundo e a extrema-direita, com suas estratégias de eliminação dos “indesejáveis”.

No Brasil, a apologia ao nazismo é crime pela lei n° 9.459, desde 1997. A pena é de multa e pode levar a até cinco anos de prisão dos envolvidos. 

No Dia Internacional Contra o Fascismo e Antissemitismo, é importante reforçar a necessidade de combater a ignorância e conscientizar a população sobre as formas de manipulação e controle que esse tipo de regime exerce. É essencial que as pessoas não fechem os olhos para o que está acontecendo e, dessa vez, saibam agir diferente. 

“Conhecemos a história. Não temos o direito de fazer de conta que não sabemos o que está sendo gestado, nem de não enfrentá-lo com as armas da democracia”, conclui Clarisse.