O deslizamento de uma encosta no Morro da Forca atingiu hoje pela manhã dois casarões no centro histórico de Ouro Preto, ambos imóveis eram edificações com patrimônio tombado. Minutos antes a área foi evacuada e não houve nenhuma vítima.

“Os bombeiros foram acionados por volta 8h30 para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10, houve o colapso”, informou a corporação.

Após o deslizamento a Defesa Civil também orientou que todas as pessoas que moram nas proximidades deixem suas casas. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto alerta que só no bairro Taquaral mais de 300 famílias estão em risco por causa dos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Segundo Jorge Kassis, superintendente de Transporte e Trânsito de Ouro Preto, a recomendação é que os ouropretanos que não estão na região indicada pela Defesa Civil evitem sair de casa. “Se a pessoa não tiver um motivo real necessário, de extrema necessidade, para sair de casa, que não saiam de casa”.

As chuvas também foram o principal motivo do deslizamento desta manhã. O município está em situação de emergência junto a outros 144 no estado. De acordo com a Defesa Civil de Ouro Preto, o solo estava encharcado por conta do temporal, provocando o deslizamento. Ainda segundo a corporação, a área continua a apresentar instabilidade com riscos de novos desmoronamentos.