Mãe e filha mortas foram encontradas abraçadas. Buscas por desaparecidos foram encerradas

Foto: Prefeitura de Manaus

Por Cley Medeiros

Oito pessoas, sendo quatro crianças, morreram soterradas em um deslizamento de terra que ocorreu na noite deste domingo na comunidade Santa Inês, cidade de Manaus, no Amazonas. Uma mulher e uma criança encontradas mortas estavam abraçadas. Na manhã desta segunda (13), outras famílias que vivem em área de risco foram retiradas do local pela Defesa Civil. Moradores que tiveram as casas atingidas foram levados para uma escola transformada em abrigo provisório.

O alerta de fortes chuvas com 100ml (um nível considerado alto e intenso) foi emitido ainda na noite de sábado, um dia antes do deslizamento que atingiu a comunidade. As autoridades de Manaus não anunciaram medidas para reduzir o impacto nas áreas de risco. São mais de 20 mil ocupações em zonas críticas em Manaus, de acordo com a própria prefeitura.

Foto: Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Manaus decidiu acionar o governo federal com o objetivo de buscar auxílio para a recuperação de áreas de risco, além de uma parceria para oferecer moradia para os atingidos. O encontro entre o prefeito de Manaus, David Almeida, e o presidente Lula vai acontecer de forma virtual nessa segunda.