O projeto tem como objetivo atuar nos mais diversos campos do ativismo brasileiro, apoiando redes ativistas e movimentos sociais.

Foto: Fabio Martins / Design Ativista

O design a serviço das nossas ideias e ideais: é com essa proposta que o Design Ativista – movimento organizado de designers dedicado a causas sociais – já vem somando esforços para as eleições deste ano. A iniciativa, que surgiu em junho de 2018, lançou na última segunda-feira (6) um chamado para artistas e designers que se interessem por colaborar com projetos ativistas, com foco nas eleições. Mais de 800 pessoas de todas as regiões do Brasil se inscreveram na convocação.

A dinâmica de participação é simples: documentos com informações sobre demandas de movimentos sociais e redes ativistas são enviados em um canal de Telegram; designers presentes no canal produzem materiais a partir destes documentos e enviam como comentário na postagem da demanda.

O projeto tem como objetivo atuar nos mais diversos campos do ativismo brasileiro, apoiando redes ativistas e movimentos sociais – educação, direitos humanos, mov. Feminista, mov. Negro, LGBTQIAP+, meio ambiente, indígenas e cultura são algumas das pautas citadas no manifesto do projeto.

O Design Ativista faz parte da rede Floresta Ativista – junto de Mídia NINJA, NINJA.Foto, Xepa, Ella, Pretas e Pretos no Poder, entre outras – e tem os chamados públicos como uma de suas marcas registradas. Pra além dos projetos mão na massa, o Design Ativista também tem em seu currículo quatro encontros anuais, que reúnem designers de todo o país e do exterior – como Ruben Pater e David Carson –, participação em projetos de parceiros como Mídia NINJA, APIB, ANMIGA, UNE, Greenpeace, 342, Coalizão Negra por Direitos e recém lançada Coluna DA – um espaço pro debate mais diverso e aprofundado sobre design e ativismo no Brasil.

O canal está com inscrições abertas e os primeiros briefings devem ser postados na sexta feira (10).

Inscreva-se em: circuitoeleicoes2022.com.br