A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um projeto de Lei para instituir o dia 14 de março como o ‘Dia estadual Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas’. A data já faz parte do calendário oficial do município de Natal desde 2020, por propositura da própria parlamentar quando ela era vereadora.

Divaneide Basílio é doutora em ciências sociais pela UFRN e é a única deputada autodeclarada negra do RN. Foto: Reprodução

“A instituição do Dia Marielle Franco em âmbito estadual é um marco para legislação do nosso estado. É uma forma de engajar a população em um debate extremamente importante para democracia brasileira, através do reconhecimento do legado de uma parlamentar, negra, de origem periférica, LGBTQIA+, defensora dos direitos humanos, que teve sua vida interrompida com 11 tiros na cabeça, devido a um ato cruel de violência política”, defende Divaneide.

Divaneide Basílio na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foto: Divulgação

Divaneide propõe no projeto de Lei que as autoridades estaduais apoiem e facilitem a realização de divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e instituições públicas sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política no estado.

A vereadora Marielle Franco foi assassinada no dia 14 de março de 2018, num atentado que também matou o motorista Anderson Gomes. Ainda não há informações sobre o mandante do crime.