Com números históricos e ativista política desde os 13 anos, Fernanda Melchionna se tornou a deputada federal mais bem votada do Rio Grande do Sul e a primeira bibliotecária na Câmara dos Deputados

Fernanda Melchionna se tornou a primeira bibliotecária na Câmara dos Deputados. Foto: Mídia NINJA

A gaúcha Fernanda Melchionna é uma militante, feminista, socialista e internacionalista que se tornou a deputada federal mulher mais bem votada no Rio Grande do Sul nas eleições de 2018. Ela está candidata à reeleição ao Congresso Nacional, onde é vice-líder do PSOL e da oposição.

Fernanda foi vereadora de Porto Alegre por três mandatos e uma das referências na luta pelo transporte público de qualidade, em defesa da moradia digna, pelos direitos das mulheres e da leitura e da educação de qualidade.

Na Câmara dos Deputados empenhou uma luta incansável para enfrentar a política genocida e negacionista de Bolsonaro durante a pandemia do Coronavírus e é autora da emenda que garantiu no Congresso Nacional o duplo auxílio emergencial (R$ 1.200) para as mulheres chefes de família.

Fernanda nasceu em Alegrete (RS) e é a primeira parlamentar bibliotecária da história da Câmara dos Deputados e não esconde sua paixão pelos livros. Para ela, estamos vivendo uma época de combate à estupidez, onde foram fechadas cerca de 800 bibliotecas nos últimos anos, ao mesmo tempo que dobrou o número de clube de tiros no país. “A gente quer mais livros e menos armas, porque a gente quer mais Paulo Freire e menos ódio”, destaca.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/fernandapsol
▪️ Facebook – facebook.com/fernandapsol
▪️ Twitter – twitter.com/fernandapsol

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher