Quatro integrantes do partido denunciaram um casal de moradores que fez ataques de caráter expressamente LGBTIfóbico durante a confraternização do grupo em um bar voltado ao público LGBTI+

Integrantes da Secretaria LGBT do PT do Paraná registraram boletim de ocorrência na delegacia de Curitiba. Foto: Divulgação

Por Mauro Utida

O núcleo de Direitos Humanos e Proteção à Vulneráveis da delegacia de Curitiba irá instaurar um inquérito para apurar denúncias de LGBTfobia contra integrantes da Secretaria LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná.

Quatro integrantes do partido denunciaram um casal de moradores que fez ataques de caráter expressamente LGBTIfóbico durante a confraternização do grupo em um bar voltado ao público LGBTI+, parceiro do movimento, realizado no último dia 6.

O caso aconteceu durante o 3º Encontro Estadual do PT, que entre os dias 6 e 7 de agosto, debateu o andamento de políticas públicas sociais e partidárias voltadas para a participação da população LGBTI+ no processo eleitoral que irá ocorrer este ano.

Ao final do primeiro dia do evento, os participantes foram ao bar para confraternizar e participar do ato festivo de filiação ao PT, porém alguns integrantes do evento foram surpreendidos por um morador do prédio acima do estabelecimento que despejou um balde de água fria pela sua janela.

O ataque aconteceu por volta das 19 horas em uma noite típica curitibana, na qual fazia aproximadamente 11º. O morador prosseguiu a agressão através de ofensas de baixo calão proferidas de sua janela. A Secretaria LGBT informa que o suposto morador já protagonizou agressões em outras ocasiões.

“Nesta localização existem mais dois bares e os supostos agressores só estavam incomodados com espaço específico majoritariamente frequentado pela população LGBTI+”, informa o grupo atacado.

Diante de toda violência, a Polícia Militar foi acionada e os envolvidos elaboraram um boletim de ocorrência contra o agressor e a esposa que também proferiu acusações infundadas. Nesta segunda-feira (15), o delegado ouviu os integrantes do PT que foram atacados e decidiu abrir o inquérito para apurar as denúncias.

“Não nos calaremos diante de nenhuma agressão advinda de qualquer parte de nossa sociedade. Faremos uma rede em prol da reconquista dos nossos direitos de ousar existir para que possamos andar por todos os espaços públicos. Seja na rua, na escola, bares, becos e vielas, a população LGBTI+ exige respeito, segurança e dignidade. Não voltaremos para os armários nunca mais!”, declarou a Secretaria LGBT do PT do Paraná em carta aberta.