Foto: Divulgação

Os Power Rangers estão prestes a receber uma nova personagem não binária chamada Death Ranger. De preto e dourado, Death Ranger será antagonista da edição Power Rangers Unlimited: The Death Ranger #1 .

A história em quadrinhos publicada pela BOOM! Studios traz a história de origem dos Omega Rangers, a antiga equipe de Rangers que lutava com seus elementos contra as ameaças cósmicas. Death Ranger integrava o time, mas acabou traindo os heróis após se corromper pelos poderes que desafiaram a morte do maior inimigo dos Rangers, conforme a BOOM! Estúdio.

Os fãs imediatamente começaram a cobiçar o Death Ranger mas o escritor da história em quadrinhos Paul Allor notou que alguns estavam cometendo erros de gênero. “Os pronomes do Death Ranger são they/them, como é o caso de toda a sua raça,” Allor twittou em 20 de maio, respondendo a um fã que se referia a Death Ranger com o pronome masculino. Na língua portuguesa o pronome neutro they/them é traduzido para elu/delu.

Não é a primeira vez que o universo de Power Rangers apresenta personagem de identidade não-binária. O primeiro foi Orisnoth, Ranger do Esquadrão Azul, que apareceu na segunda temporada de Power Rangers Megaforce .

Em um mundo ainda carente de representação não-binária, os fãs LGBTQ+ de Power Rangers elogiaram a franquia. “Você não tem ideia do quanto significa para mim que minha franquia de interesse especial e um conforto de infância tenha uma reputação não-binária que não seja apenas alguém legal, mas também sexy pra car***o”, disse um deles.

https://twitter.com/PaulAllor/status/1527730760941199362

Outre acrescentou: “Como uma pessoa NB, é incrível ver agora DOIS rangers não binários de ambos os lados do espectro com Orisonth da equipe Squadron e agora Death Ranger

O filme de 2019 da franquia incluiu uma subtrama sobre a Ranger Amarela (interpretada pela cantora Becky G) que era declaradamente lésbica. A série Power Rangers, Dino Fury também apresentou o primeiro LGBTQ+ Ranger na história da televisão da franquia.

Mas os Power Rangers nem sempre foram tão receptivos. David Yost, que interpretou o Ranger Azul no programa de televisão original dos anos 1990, deixou o programa por causa de um abuso homofóbico que sofreu.

Yost, que se assumiu publicamente gay em 2010 , disse que foi xingado no set de filmagem. O assédio o levou a se submeter à terapia de conversão.

“Sou parte de um show que se tornou icônico nos últimos 25 anos”, disse ele ao Out In Perth  em 2018, “e quero que os fãs do show realmente se concentrem em todas as coisas positivas que eles tiraram. O show, e não nas coisas que acontecem nos bastidores”.