Dra. Cristina foi vítima de violência doméstica e hoje trabalha para a proteção da vida e dignidade de todas as mulheres. “Foi quando eu entendi a necessidade de trabalhar para proteger a vida das mulheres nesse país”

Dr. Cristina é candidata à deputada federal pelo PDT em Goiás. Foto: @murilo.jpeg

Cristina foi atacada pelo homem que dizia lhe amar com álcool e fósforos aos 20 anos, o que lhe causou queimaduras em 85% do corpo. Junto ao trauma, passou a entender que onde tem arma na mão, onde tem álcool e palito de fósforo, onde tem faca, pancada, ou qualquer tipo de violência, não existe amor.

Dr. Cristina foi vereadora e criou a primeira comenda da cidade de Goiânia (GO) de direitos humanos. “Ah, isso não pode porque não é lei”, de tanto ouvir que a defesa da vida das mulheres, das crianças e das famílias não poderia ser feita, decidiu fazer uma lei e se candidatar à vida pública, sendo duas vezes vereadora da capital de Goiás.

Ela, que é fisioterapeuta e já atuou como Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, também foi uma das fundadoras do Núcleo de Proteção aos Queimados, para tratar cicatrizes emocionais de pessoas que sofreram queimaduras graves, como ela, e foi chefe do Serviço de Saúde Referência em Queimadura em Goiás por mais de 20 anos.

A partir da violência que sofreu, construiu uma trajetória de luta contra a violência contra a mulher, pela participação cidadã, e também na defesa e incentivo da cultura e produções culturais, além da sua luta incessante pela saúde pública de qualidade e para todas e todos. Atua fortemente na fiscalização dos gastos públicos e na defesa do meio ambiente.

“E eu tenho conseguido ao longo do tempo conectar pessoas para a compreensão de que se eu ataco o meio ambiente, eu ataco a vida. A água ela é escassa, a água é finita. Diferente de como muita gente pensa, o meio ambiente tem finitude, se ele vivenciar essas agressões”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/dracristina
▪️ Facebook – facebook.com/dracristinalopes
▪️ Twitter – twitter.com/dracristinago

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher