Foto: FIFA

Texto por Valquiria Monteiro e Laíse Oliveira para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

As Leoas levaram a melhor sobre as Cafeteras e se classificaram para a semifinal por 2×1. É o segundo encontro entre Inglaterra e Colômbia em Copas do Mundo. O time inglês chega nas quartas de finais pela sexta vez e para o time colombiano, as quartas são inéditas.

O primeiro tempo começou com o time colombiano bem ofensivo e se impondo em campo, mas com 5 minutos de jogo quem chegou com perigo foi a Inglaterra que teria feito o primeiro gol se não fossem bloqueios certeiros da defesa colombiana. Carolina Arias se machucou logo no começo do jogo, o que obrigou a Colômbia a fazer sua primeira substituição colocando Ana Guzman em campo.

Com o jogo pegado, as equipes se alternavam no ataque: a Inglaterra tinha mais posse de bola, porém as finalizações eram poucas e não levavam perigo claro ao time colombiano, que por sua vez tinha dificuldade em encaixar passes e quase não finalizou nesta primeira etapa. Mas aos 44 minutos tudo mudou. Após um passe de Linda Caicedo, a camisa 10 Leicy Santos encarou a marcação, encobriu a goleira e marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo colocando a Colômbia na frente. Nos 6 minutos de acréscimo o time colombiano ganhou mais confiança e o sistema defensivo neutralizou a equipe inglesa, mas em um vacilo da goleira colombiana a Inglaterra chegou ao empate com Lauren Hemp.

No segundo tempo, a Inglaterra voltou decidida a virar o jogo e pressionou a Colômbia até achar o segundo gol. A Colômbia, por outro lado, sentiu o ritmo e se fecha cada vez mais, recuando e não mais levando perigo no campo da Inglaterra.
Aos 18 minutos do segundo tempo, Russo recebe um bom passe e marca o segundo gol das leoas.

Após o gol, era perceptível o quão a seleção colombiana sentiu o baque e não conseguia oferecer perigo. A saída de Perez após sentir o ombro fez a seleção se sentir ainda mais abalada. Mesmo com o técnico colocando sangue novo e fazendo substituições de meias-campistas para atacantes, a Colômbia não ofereceu perigo.

As leoas foram inteligentes e decisivas, cavando a sua vaga para a semifinal.

As colombianas saem gigantes dessa Copa, caindo nas quartas de cabeça erguida.

Na semifinal, a Inglaterra enfrenta a Austrália, o jogo está marcado para a próxima quarta-feira, 7h da manhã.