Confira Papo NINJA com participação de Erisvan Guajajara, Fêtxawewe Guajajara, Tukumã Pataxó e Ira Maragua

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

O Papo NINJA desta terça-feira (20), sob a extensa programação do Abril Indígena na Mídia NINJA, trouxe a juventude indígena para dialogar sobre o uso das redes na luta pela defesa das florestas e de seus povos. O debate online teve participação de Fêtxawewe Guajajara, Tukumã Pataxó e Ira Maragua, com mediação de Erisvan Guajajara, da Mídia Índia. Seja no trabalho midiativista, seja como influencers e produtores de conteúdo, do humor ao jornalismo, as redes têm sido principal ponte de diálogo destes jovens com a sociedade branca e até mesmo com os parentes.

“A internet sempre nos foi negada. A gente demarcou as telas pra trazer a resistência por aqui”, disse Erisvan em sua fala de abertura, mencionando como ainda geralmente muitas pessoas reagem com preconceito aos conteúdos que ind;igenas publicam nas redes.

Para Tukuma, há um modo muito particular da juventude usar a internet e tirar proveito dos próprios usuários que costumar destilar ódio aos indígenas para desconstruir estereótipos com humor inteligente, conteúdo de qualidade e muita sagacidade. “Eles sempre esperam que a gente reaja com raiva. Mas a gente transforma isso em conteúdo e acabam passando vexame. Eu publico as mensagens e as pessoas perguntam como tem gente que ainda pensa assim (com preconceito) no século XXI”. Fetxa responde: “A maioria dos materiais que as pessoas usam vêm das terras indígenas. Eles não têm noção de história e vem reclamar quando usamos iPhone”.

Ira Maragua, que é a primeira indígena do Alto Rio Negro, no Amazonas, a se alçar como produtora de conteúdo nas redes, tendo mais de 25 mil seguidores no Instagram, acredita que até mesmo entre os parentes seu alcance na internet pode trazer frutos.

Confira o debate completo no IGTV da Mídia NINJA.