Lula abre 14 pontos para Bolsonaro, lidera com vantagem entre os mais pobres, se isola entre os mais jovens e é o preferido do eleitorado feminino

Em votos válidos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança na intenção de votos com 47% das intenções de votos contra 33% do presidente Jair Bolsonaro. A diferença entre os candidatos, neste momento, passou a ser de 14 pontos.

Comparado com o levantamento anterior, divulgado no dia 15 de setembro, o petista que tinha 45% ganhou 2 pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro manteve os mesmos 33% que já tinha no levantamento anterior.

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Para que a eleição não tenha segundo turno, basta um candidato ter 50% e mais um voto.

Ciro Gomes (PDT) está com 7%, Simone Tebet (MDB) tem 5% e Soraya Thronicke 1%. Outros candidatos não pontuaram.

A pesquisa do instituto Datafolha é contratada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”. Foram ouvidos 6.754 pessoas, entre 20 e 22 de setembro, em 343 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Pesquisa regional

O levantamento DataFolha também revela que o ex-presidente lidera em vários extratos, tais como mulheres, mais pobres e no sudeste que reúne os principais colégios eleitorais do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo).

De acordo com o Datafolha, o ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem sob Bolsonaro no Sudeste e aparece com 41%, enquanto o presidente tem 36% na região.

O Nordeste é a região em que Lula vai melhor e aparece com 62% das intenções votos. O presidente Bolsonaro surge bem atrás com 24%.

Na região Centro-Oeste a situação é de empate técnico: Bolsonaro 41% e Lula com 38%.

Com uma leve vantagem, o ex-presidente Lula está a frente na região Norte com 42% e Bolsonaro com 36%.

Na região Sul a situação também é de empate técnico: Lula tem 40% e Bolsonaro 39%.

Por religião

Quando a pesquisa é analisada por religião, o ex-presidente Lula (PT) lidera entre os católicos com 53%. Bolsonaro surge com 28%.

Entre os evangélico o presidente lidera com 50%. Já o ex-presidente aparece com 32%.

Por sua vez, o petista lidera entre aqueles que declaram não ter religião e aparece com 54% e Bolsonaro surge com 22%.

Por escolaridade

O ex-presidente Lula lidera entre aqueles que declaram ter o ensino fundamental com 56%. Nesse extrato, Bolsonaro tem 26%.

Lula também lidera com os eleitores com ensino médio completo com 45%. Nessa parcela, Bolsonaro aparece com 35%.

Entre os cidadãos que declaram ter ensino superior a situação é de empate técnico: 39% para Lula e 38% para Bolsonaro.

Vantagem entre os mais pobres

O candidato do PT à presidência tem ampla vantagem entre aqueles que recebem até dois salários mínimos e aparece com 57%. Bolsonaro tem 24%.

Entre os que declaram receber de dois a 5 salários mínimos a liderança é de Bolsonaro com 43%. Nesse setor Lula surge com 36%.

A vantagem de Bolsonaro aumenta entre os mais ricos, que recebem de 5 a 10 salários mínimos e aparece com 46%. Lula, nessa parcela, tem 35%.

Entre os mais jovens

Entre os eleitores com idade de 16 a 24 anos, Lula lidera com ampla vantagem e pontua 54%. Bolsonaro, por sua vez, aparece com 24%.

O presidente aparece na frente entre os eleitores com idade de 25 a 34 anos e surge com 45%. Lula tem 38%.

O candidato do PT lidera na parcela entre aqueles com idade de 35 a 44 anos com 46%. Bolsonaro aparece com 46%.

Entre os mais velhos, Bolsonaro tem ampla vantagem e aparece com 47%. Já Lula, nessa parcela, tem 31%. Em todo caso, o ex-presidente lidera entre aquele com 60 anos ou mais com 43%. Bolsonaro tem 34%.

Eleitorado feminino

O ex-presidente Lula mantém a sua liderança entre as mulheres e aparece com 49%. Já Bolsonaro é rejeitado pelo eleitorado feminino e aparece com 29%.

Já entre o eleitorado masculino, parcela que sempre esteve, em sua maioria, com o presidente, a situação se inverteu: Lula aparece com 44% e Bolsonaro com 38%.

Maioria não vota em Bolsonaro de jeito nenhum

Mais da metade do eleitorado (52%) não votaria para reeleger Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula são 39%.

Em relação à pesquisa anterior, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o petista oscilou um ponto para cima, de 38% para 39%.