Em nova pesquisa Datafolha, o candidato petista se aproxima de uma vitória no 1° turno para o Governo do Estado de São Paulo

Foto: Mídia NINJA

Em nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (30), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), lidera de forma isolada os dois cenários de intenção de voto no 1º turno para o Governo do Estado de São Paulo. O candidato petista atingiu 34% das intenções de voto e abre vantagem sobre os dois candidatos de direita, o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 13% da preferência do eleitorado cada. 

A disputa pelo segundo lugar muda conforme o quadro de pré-candidatos. No cenário com o ex-governador Marcio França (PSB), Haddad tem 29% das intenções de voto, e na sequência aparecem o pré-candidato do PSB, com 20%, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), com 10%, e o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), com 6%. Freitas e Garcia estão empatados no limite da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com maior probabilidade de Freitas estar à frente.

Completando a pesquisa, estão Vinicius Poit (Novo), que tem 2%, Felício Ramuth (PSD), com 2%, Altino Junior (PSTU), com 1%, e Abraham Weintraub (Brasil 35), também com 1%. Votariam em branco ou nulo, diante destes nomes, 23%, e 7% preferiam não opinar.

O ex-governador Márcio França (PSB) é cotado para a disputa de uma cadeira no Senado, dando apoio ao candidato do PT no pleito pelo Palácio dos Bandeirantes, porém, França ainda não abandonou a candidatura ao Governo de São Paulo oficialmente.

O desempenho de Fernando Haddad se destaca acima da média entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (41%), na parcela com escolaridade superior (34%), entre quem tem renda familiar acima de 10 salários (36%) de voto acima, na capital paulista (35%), na região metropolitana que também inclui a capital (35%), e entre os paulistas que reprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (42%). No interior, seu desempenho fica abaixo da média (24%).

O Datafolha ouviu 1.806 eleitores no Estado de São Paulo, junto à população com 16 anos ou mais, distribuídas em 62 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.