Sonho do Hexa foi adiado mais uma vez para a Canarinho

Seleção Brasileira no primeiro jogo da fase de grupos da Copa do Mundo Catar 2022. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Por Mariana Ribeiro

A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 está quase terminando e infelizmente o sonho do Hexa foi adiado mais uma vez para a Canarinho. O Brasil caiu nos pênaltis na partida contra a Croácia em um jogo duro. A derrota foi um balde de água fria para os torcedores e jogadores brasileiros, já que a Seleção Brasileira seguia como favorita.”Vai levar tempo para cicatrizar essa ferida, mas ela vai”, comentou o goleiro Alisson em uma postagem em suas redes sociais. Já o camisa 9, Richarlison, lamentou “essa é uma ferida que vai ficar aberta pra sempre, porque todos nós sabemos das chances que tínhamos de buscar esse título”. Apesar da frustração, a Canarinho fez bons jogos durante o torneio, relembre o desempenho do Brasil durante a Copa do Mundo do Catar.

Brasil e Sérvia
Grupo G
Placar: Brasil 2 X 0 Sérvia

Golaço do camisa 9 Richarlison na partida contra a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar ocorreu no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16 horas no horário de Brasília. A Seleção Brasileira estreou no campeonato em uma partida contra a Sérvia e os gols só vieram no segundo tempo, pelos pés do craque Richarlison que se tornou o oitavo brasileiro a marcar duas vezes em sua estreia em Copas, nos minutos 62 e 73. Durante o jogo, a Seleção manteve a posse de bola por 59% do tempo e marcou nove chutes a gol, enquanto a Sérvia não alcançou nenhuma vez o goleiro Alisson Becker.

A partida ocorrida no Estádio Nacional de Lusail sob a arbitragem do iraniano Alireza Faghani terminou com a vitória do Brasil, que vem se mantendo invicto em seus últimos vinte jogos de abertura em Copas do Mundo. A partir do bom desempenho, a Seleção Canarinho, que contou com uma escalação mesclando jogadores jovens, como Vinicíus Júnior, Raphinha e Pombo, e jogadores mais experientes, como Neymar e o capitão Thiago Silva, se consolidou como uma das favoritas ao tão desejado título.

Brasil e Suíça
Grupo G
Placar: Brasil 1 x 0 Suíça

Casemiro comemora seu gol ao lado de Vini Júnior na partida contra a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com clima de otimismo, o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Catar ocorreu no dia 28 de novembro, uma segunda-feira, às 13 horas no horário de Brasília. A partida contra a Suíça não contou com o camisa 10 Neymar, que lesionou o tornozelo direito durante o jogo contra a Sérvia. Repetindo o primeiro jogo, a Seleção só conseguiu balançar a rede no final do segundo tempo, com um gol do já renomado craque Casemiro. Durante o jogo, o Brasil manteve a posse de bola por 54% do tempo e marcou cinco chutes a gol, enquanto a Suíça não se aproximou do goleiro brasileiro nenhuma vez.

A disputa, que aconteceu no Estádio 974 (primeiro estádio desmontável da Copa do Mundo da história) sob a arbitragem do salvadorenho Ivan Barton, terminou com a vitória do Brasil, tornando a Seleção Canarinho o primeiro time da história das Copas do Mundo a se manter invicto por 17 partidas na fase de grupo (incluindo disputas em edições anteriores). Pela primeira vez na história, o Brasil venceu a Suíça em Copas do Mundo, sendo os dois jogos anteriores entre as Seleções marcados por empates. Após os dois primeiros jogos bem sucedidos, o Brasil conseguiu somar seis pontos e se garantiu nas oitavas de final.

Brasil e Camarões
Grupo G
Placar: Camarões 1 x 0 Brasil

Jogadores da Seleção Brasileira lamentam após a derrota para o Camarões. Foto: Ian MacNicol/Getty Images

Já garantido nas oitavas de final, o Brasil de Tite entrou em campo com os jogadores reservas para o jogo contra o Camarões, que ocorreu no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, às 16 horas no horário de Brasília. Com um jogo morno, a Seleção não conseguiu balançar a rede nenhuma vez, abrindo espaço para o Camarões que marcou um gol aos 90+2 minutos do segundo tempo pelos pés do craque camaronês Vincent Aboubakar. Tamanha a empolgação, o camisa 10 da Seleção camaronesa tirou a blusa após o golaço e acabou levando um cartão vermelho. Durante a partida, o Brasil manteve a posse de bola por 65% do tempo e marcou sete chutes a gol, enquanto o Camarões marcou 3 e um deles balançou a rede brasileira.

Apesar da derrota, que aconteceu no Estádio Nacional de Lusail sob a arbitragem do estadunidense Ismail Elfath, o Brasil terminou a partida como líder de seu grupo pela décima sexta vez em Copas do Mundo, quatro vezes a mais que qualquer outro país. O Camarões foi o primeiro time africano a derrotar a Seleção Canarinho na Copa do Mundo, mas apesar da vitória, não conseguiu alcançar as oitavas de final.

Brasil e Coreia do Sul
Placar: Brasil 4 x 1 Coreia do Sul

Jogadores Vini Júnior, Raphinha, Paquetá e Neymar comemoram gol do Brasil sobre a Coreia do Sul. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Voa Canarinho, voa! Brasil nas oitavas de final

A Seleção Brasileira chegou para as oitavas de final em clima de otimismo. A partida contra a Coreia do Sul ocorreu no dia cinco de dezembro, uma segunda-feira, às 16 horas no horário de Brasília. Diferente dos jogos anteriores, o Brasil balançou a rede sul coreana já logo no início do jogo, o primeiro gol veio pelos pés do craque Vinícius Júnior, aos sete minutos da partida, seguido por um gol de Neymar (recuperado da lesão no tornozelo), aos treze minutos, de Richarlison, aos vinte nove minutos e por fim de Lucas Paquetá, aos trinta e seis minutos, baile brasileiro!

Durante a disputa, que ocorreu no Estádio 974 sob a arbitragem do francês Clement Turpin, a Seleção manteve a posse de bola por 54% do tempo e marcou nove chutes a gol, enquanto a Coreia do Sul marcou seis, sendo que um dos chutes alcançou o gol brasileiro.

Pela primeira vez desde 1998 o Brasil marcou quatro gols em um jogo mata-mata dentro de Copas do Mundo e o camisa 10 Neymar se tornou o terceiro brasileiro a marcar gols em três edições diferentes da Copa (2014, 2016 e 2022). Assim, o Brasil se classificou para as quartas de final.

Ao final da partida, a Seleção homenageou o Rei do futebol, Pelé, que está internado para reavaliar seu tratamento contra um câncer. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil e Croácia
Placar: Croácia 1 x 1 Brasil
Pênaltis: 4-2

Neymar dribla os adversários croatas e consegue marcar o gol da Seleção Brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil nas quartas! “Haja coração!”

A tão aguardada partida da Seleção Brasileira nas quartas de final ocorreu no dia nove de dezembro, uma sexta-feira, às 12 horas no horário de Brasília. O Brasil entrou em campo contra a forte Seleção da Croácia em um jogo duro para ambos os times; o gol não veio para nenhum dos lados e a partida precisou recorrer a prorrogação.

Durante o jogo, que ocorreu no Estádio da Cidade da Educação sob a arbitragem do inglês Michael Oliver, a Seleção Canarinho manteve a posse de bola por 49% do tempo e marcou onze chutes a gol, enquanto a Croácia marcou apenas um. Finalmente, no minuto 105+1 da prorrogação o Brasil balançou a rede croata, o gol veio pelos pés do craque Neymar e a torcida brasileira foi à loucura. Porém, a alegria verde e amarela durou pouco, aos 117 minutos da prorrogação (apenas quatro minutos antes do jogo acabar!), por uma falha brasileira, o atacante Bruno Petkovic conseguiu cravar a bola na rede do Brasil, gol da Croácia! Com o jogo novamente empatado e o fim da prorrogação, as Seleções seguiram para os temidos pênaltis.

Durante a cobrança de pênaltis, o Brasil, já desestabilizado, errou duas vezes, apenas Pedro e Casemiro conseguiram marcar gols, já a Croácia acertou as quatro tentativas com gols marcados pelos pés de Nikola Vlasic, Lovro Majer, Luka Modric e Mislav Orsic. A partida acabou com a vitória da Croácia por 4 a 0 sobre o Brasil. O sonho do Hexa foi mais uma vez adiado e a Canarinho precisou voltar para casa.

Jogadores brasileiros choram em campo após a derrota do Brasil. Foto: Robert Michael/Picture Alliance

O sonho do Hexa não acabou, 2026 está logo aí!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube