Foto: Divulgação via DDB – Nova York

Na inauguração do Espaço da Mulher Brasileira junto ao consulado brasileiro em Nova York, nos Estados Unidos, mulheres ativistas fizeram questão de recepcionar com protestos a convidada principal, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves. Ela veio ao evento para inaugurar o espaço.

Com uma faixa escrita “Damares Mente” e dizeres como “a ganhadora da Medalha do Genocidio Indígena”, duas mulheres se colocaram à frente do público. “Você não nos representa, nos envergonha!” e “Ministra da Violação aos Direitos Humanos”, eram outros gritos de protesto feitos antes de se retirarem voluntariamente do evento. Outras participantes, que integram o evento em apoio a Damares, respondiam: “Voltem pro Brasil”.

As manifestantes afirmam que se colocaram no fundo da sala com a faixa de forma pacífica. Um homem, que elas identificaram como sendo o deputado federal José Medeiros, de Mato Grosso, estava ao lado da ministra e correu ao fundo da sala para tentar arrancar com força a faixa das ativistas.

Conforme relato enviado à NINJA, ele forçou a retirada da faixa e das manifestantes, arrastando-a até a porta, até que ele entrou em uma sala levando a faixa. Uma das ativistas gritou que ele estava violando a propriedade dela, como diz a lei nos Estados Unidos.

Do lado de fora , lamentavam: “esse espaço é muito importante para a mulher brasileira, principalmente às vítimas de violência doméstica; lamentável que seja inaugurado com a presença de uma ministra que minta tanto e desrespeite mulheres de todas as raças e etnias, e ainda ouse querer se eleger senadora. A atitude do deputado Jose Medeiros contradisse todos os discursos anteriores”.

Foto: Divulgação via DDB – Nova York