Foto: Carolina Antunes/PR

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, cancelou sua participação na reunião do colegiado da Câmara dos Deputados, que aconteceria hoje, 2 de abril, alegando outros compromissos. A sessão foi cancelada e não há informações sobre uma possível nova data.

Damares seria questionada sobre a inexistência de políticas para o combate ao feminicídio, a outros tipos de violência contra mulheres e sobre sua bandeira na defesa do ensino domiciliar.

A desistência da participação de Damares Alves deixa ainda mais explícito o despreparo e a insegurança do governo de Jair Bolsonaro.

A ministra não é a primeira a desmarcar encontros com parlamentares. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também desmarcou, de última hora, sua participação na Comissão de Constituição e Justiça.

Além disso, outros ministros participaram de audiências no Congresso para dar explicações sobre seus trabalhos à frente das respectivas pastas, onde mais uma vez mostraram despreparo. Entre eles, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta e o ministro da educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

O chanceler Ernesto Araújo participou da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, onde afirmou que não houve golpe em 64, demonstrando um enorme desrespeito às vítimas e familiares que sofreram com o período que deu início a ditadura militar no Brasil.

Quando os assuntos e pautas que envolvem os direitos das mulheres serão prioritárias?