Rafaela Albergaria é candidata à deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro. Foto: Mayara Donaria / Instituto Marielle Franco

Cria da baixada e assistente social, Rafaela Albergaria é idealizadora do Observatório dos Trens e articuladora política do Movimento Mulheres Negras Decidem e agora disputa vaga de deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro.

Para entrar na política ela se inspira em outras mulheres negras, como Vilma Reis e Marielle Franco, e cita o assassinato da vereadora carioca como um atentado a todos aqueles que ela representa, “mataram a nossa possibilidade, a nossa voz no estado do Rio de Janeiro inteiro”.

Mulher, negra, da periferia, Rafaela sempre olhou para a agenda da mobilidade com atenção e agora quer levar essa disputa para a Alerj. Para ela, ter acesso ao transporte é ter “possibilidades das pessoas usufruirem e viverem.” Ela lembra que a mobilidade possui duas dimensões distintas, “uma de liberdade para corpos brancos, e uma dimensão de interdição para corpos pretos.”

Para a candidata, pensar a requalificação do sistema ferroviário e a integração das cidades é fundamental para construir um estado menos desigual. Rafaela lembra que o Rio de Janeiro já foi o estado com maior infraestrutura de transporte do mundo, mas hoje esse transporte é usado como elemento de segregação.

Com disposição para fazer a diferença na assembleia legislativa, Rafaela acredita que é preciso construir uma política que garanta a vida da população negra. “A nossa disputa e a nossa colocação no cenário eleitoral é pra retomar nossos espaços porque mulheres negras historicamente são as mulheres que constroem o mundo”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/rafaalbergaria
▪️ Facebook – facebook.com/rafalbergaria
▪️ Twitter – twitter.com/Rafalbergaria

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher