“Levante Pela Terra” fará parte do Festival Audiovisual Latino-Americano FALA São Chico que acontece de 25 a 28 de maio em São Francisco do Sul (SC)

Foto: Mídia NINJA

Um filme produzido pela Mídia NINJA e Casa NINJA Amazônia estará presente no evento FALA São Chico, realizado pela Associação Cultural Panvision.

O “Levante Pela Terra” foi realizado durante o acampamento de mesmo nome, uma ocupação indígena que se articulou em Brasília para defender os direitos ameaçados de seus povos, como  o PL 490 e o Marco Temporal. Começando em 8 de junho de 2021, 850 indígenas de 43 povos, passaram pela capital federal e pressionaram os órgãos federais e legislativos para impedir mais retrocessos.

“A gente vem produzindo curtas-metragens há muitos anos com a Mídia NINJA, registrando e contando histórias de diferentes lutas, passando pelos povos originários, mulheres, Sem Teto, Sem Terra, causas LGBTQIA+ entre tantas outras que acreditamos ser lutas essenciais pela manutenção da democracia. É muito legal ver esse conteúdo circulando em um outro circuito, para além das redes sociais, atingindo um outro público e expandindo seu alcance, com pautas tão urgentes. Os festivais de cinema são espaços importantes para elaborar e conspirar novos mundos possíveis, onde a gente abre nossos horizontes numa experiência cognitiva muito rica.”, compartilhou Ana Pessoa, diretora do curta-metragem. Em 5 minutos conseguimos sentir a urgência em que entrevistados como Chirley Pankará, Tucuma Pataxó e O-e Kayapó expõem a violência que sofrem tanto no território, quanto em Brasília durante o acampamento.

A obra NINJA foi escolhida entre competidores de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O festival acontecerá em São Francisco do Sul, cidade em Santa Catarina, durante quatro dias, de 25 a 28 de maio. Mais informações sobre como assistir em breve no site do evento – https://falasaochico.com.br/